Programação Cultural desta sexta-feira

23/11/2012 12:19

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (SEPEX) é o maior  evento de divulgação científica de Santa Catarina. A visita aos estandes pode ser feita até 24 de novembro. Nesta sexta-feira das 9h às 19h, e no sábado, das 9h às 13 h. Confira a programação cultural de sexta-feira, 23 de novembro.

Local: Palco da Sepex, junto do Centro de Convivência da UFSC

10h30min – Ciranda Popular – apresentação do trabalho “A linda rosa juvenil”, realizado durante a primavera com crianças do NDI da UFSC. Conta a história de uma mulher que vive alegre até que algo ruim lhe acontece. Coordenação: Soraya F. Conde.

12h – Dança do Ventre – apresentação da coreografia “Starabin” com o Grupo Badras de Danças Árabes, professora Juliana Carboni. Integrante do projeto Práticas Corporais, do CDS/UFSC, coordenado pela professora Cristiane Ker.

12h30min – Grupo de Dança Folclórica da 3ª Idade do CDS/UFSC – apresentação da coreografia “Jardineira”, dança de projeção folclórica, que retrata a vegetação e as flores por meio dos arcos que são utilizados; “Dança do Pau de Fita e Arco de Flores”, em quatro movimentos: trançado simples e duplo, trenzinho e rede do pescador. Com músicos instrumentistas. Coordenação: Profa. Marize Amorim Lopes.

13h30min – Vozes da Ilha – apresentação do Grupo de Canto Vozes da Ilha, do Centro Estudantil do NETI / Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFSC, com músicas do repertório popular brasileiro. Regente: Nilzon Aguiar. Coordenação: Eddy Frantov, Presidente do CENETI/NETI.

14h – Seu Aqueu e seus filhos – apresentação teatral em estilo “besteirol profundo”, busca provocar sorrisos, risos, gargalhadas, mas, ao mesmo tempo, gerar desconforto, espanto, mergulhos nas profundezas de si mesmo. Trata-se, enfim, de uma celebração da potência da vida. O Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do CAPS é um projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC, em parceria com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Secretaria Municipal de Saúde – Florianópolis. Os atores são usuários do CAPS e alunos do Curso de Graduação em Psicologia da UFSC (além do coordenador do projeto). Coordenação: Prof. Marcos Eduardo Rocha Lima (Marquito).

14h30min – Dança Indiana – apresentação do Grupo Aatmalaya, com as coreografias Shivam, Bho Shambo e Alarippu, de dança clássica indiana (Bharata Natyam), com as professoras Krischna Sharana e Madhava Keli, e as bailarinas Gabriela Lopez e Karla Sherer. Integrante do projeto Práticas Corporais, do CDS/UFSC, coordenado pela professora Cristiane Ker.

15h – Vozes da Ilha em Seresta – apresentação do grupo de canto do Centro Estudantil do NETI /Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFSC, com músicas do repertório popular brasileiro. Regente: Nilzon Aguiar. Coordenação: Eddy Frantov, Presidente do CENETI/NETI.

16h – Grupo de Dança 3 Raças – apresentação de coreografia com música popular brasileira.  Coordenação: Urilda Soares – Voluntária do NETI / Proex /UFSC.

16h45min – Educação Musical do Colégio de Aplicação – apresentação musical de alunos de 6º ano do CA com uso de flauta doce, e outros instrumentos, como xilofones, tambores e pandeiros. Repertório com autores nacionais de vários estilos, incluindo Música Nordestina, em homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. Coordenação: Profs. Cristiane Reys e Luciano Py de Oliveria.

17h30min – Grupo de Dança Cenéticas – apresentação de coreografia com música popular brasileira. Coordenação: Urilda Soares – Voluntária do NETI / Proex / UFSC.

18h10min – Projeto Violas da Ilha – apresentação de orquestra de viola caipira, com repertório embasado na música caipira e na cultura popular, passeando por seus diversos ritmos como a toada, folia, cururu, cipó-preto, cana-verde e outros. Todos os arranjos são instrumentais com algumas inserções de canto. Formada por alunos e egressos da UFSC. Coordenação: Domingos de Salvi.

18h40min – Fusão Tribal de Dança do Ventre – apresentação das coreografias “Obá” e “Yemanjá”, com o Grupo de Dança Flores do Nilo, com Julieta Camargo Furtado. Integrante do projeto Práticas Corporais, do CDS/UFSC, coordenado pela professora Cristiane Ker.

18h50min – Dança Cigana e Fusões – Apresentação de Dança Cigana, com elementos ligados à mitologia cigana, e de Flamenco Árabe (fusão), com professora e alunas.  Coreógrafa: Bianca Melyna. Integrantes do projeto Práticas Corporais, do CDS/UFSC, coordenado pela professora Cristiane Ker.

 

Exposição: “Cinco Olhares sobre a Colonização Açoriana”

Diferentes percepções sobre a herança cultural dos antepassados vindos do Arquipélago dos Açores no século XVIII se entrecruzam na exposição “Cinco Olhares sobre a Colonização Açoriana”.  Os artistas Plinio Verani, Elias Andrade, Soli, Hassis e Neri Andrade apresentam cinco olhares sobre as heranças culturais no litoral catarinense, cada qual interpretando com seu estilo. As obras retratam a chegada dos imigrantes, o artesanato, a pesca, a arquitetura e a religiosidade. A mostra pode ser vista até 30 de novembro no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (ao lado do museu universitário), da Secretaria de Cultura da UFSC, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Acesso gratuito e aberto à comunidade. Informações e agendamento para escolas: (48) 3721-8605 ou joi@nea.ufsc.br – Visite www.nea.ufsc.br

Teatro da UFSC: A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta um novo espetáculo: Hamlet, de Willian Shakespeare, na versão primeiro in-quarto (1603), que nunca foi encenada no Brasil, tradução do professor do CCE, Dr.José R. O Shea, apoio de pesquisa da Associação Nippo Catarinense. Apesar da tragédia de Hamlet se passar na Dinamarca, em uma monarquia ocidental do século XVII, escrita no ano de1603 apeça será baseada no teatro oriental KABUKI, no mesmo período, ano de 1603, em que iniciou o último Shogunato Japonês. O ano de 1603 traz a terceira linha, que ao todo contribui à concepção desta montagem, marca a criação do Kabuki, feito inicialmente apenas por mulheres. O processo de montagem contabiliza dois anos e meios entre a pesquisa, que contou com uma ida ao Núcleo de imigração Japonesaem Frei Rogério, na Festa da Cerejeira, e um ano de intenso trabalho corporal do elenco sob a orientação de Alice Yumi( assessoria) e Fefi Manhães. Produção do Grupo Pesquisa Teatro Novo (DAC/Secult/UFSC) com direção de Carmen Fossari. Local: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, praça Santos Dumont. Dias 23, 24 e 25/11 às 20h. Ingressos gratuitos, devem ser retirados com antecedência no DAC/Teatro da UFSC. Havendo lugares livres, novos ingressos serão liberados na hora do espetáculo.

SERVIÇO:

O QUÊ: Programação Cultural da 11ª SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, para sexta-feira
QUANDO: 23 de novembro, sexta-feira, das 9h às 19h.
ONDE: Palco da Sepex, junto do Centro de Convivência da UFSC, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
MAIS: www.sepex.ufsc.br

Bruna Andrade/ Acadêmica de Jornalismo/Estagiária  DAC/ SECULT/UFSC