Rotas temáticas – Física, Matemática, Química e Oceanografia (09/11/2022)

09/11/2022 (quarta-feira)

Laboratório de Estudos de Matemática e Tecnologias (LEMAT) – CFM/EFI

DESCRIÇÃO: O visitante terá a oportunidade de conhecer o Laboratório de Estudos de Matemática e Tecnologias – LEMAT. Este é um dos projetos permanentes do Departamento de Matemática da UFSC. Foi fundado em 1985 e desde então vem contribuindo para despertar o interesse pela área das ciências exatas. O LEMAT é um espaço de interação entre a UFSC e as escolas de ensino fundamental e médio. As atividades desenvolvidas no LEMAT têm por objetivo melhorar o raciocínio lógico, desenvolver estratégias para resolução de problemas, revisar conceitos vistos na escola e propiciar o contato com algumas tecnologias. Essas tecnologias, além de contribuir com a aprendizagem e propiciar um ensino mais dinâmico, também estimulam o gosto pela Matemática e áreas afins. Os visitantes poderão manusear o acervo do laboratório e resolver desafios matemáticos propostos pela equipe do LEMAT. Diversas atividades e jogos que visam estimular o raciocínio lógico, aplicativos desenvolvidos pela equipe do LEMAT voltados para ensino e aprendizagem da matemática.

RESPONSÁVEL/CONTATO:  Flavia Tereza Giordani – Professora – (48) 98819-9462; Luciane Inês Assmann Schuh – Professora – (48) 99923-1458; Silvia Martini de Holanda – Professora – (48) -99933-5681; Maria Cecília da Silva Moreira – Aluna e Bolsista; Daniela Fernandes – Aluna e Bolsista.

LOCAL: LEMAT, sala 205 do Espaço Físico Integrado (EFI).

PÚBLICO-ALVO:  Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral

TURNO/HORÁRIO: manhã e tarde

VAGAS: 20 pessoas

Evolução da Terra e toda a humanidade: manifestações científicas, culturais e artísticas

DESCRIÇÃO: A cosmologia estuda o Universo, a sua organização e a sua origem. Considerando o ser humano em seu referencial evolutivo, formado de átomos (alguns gerados no próprio Big Bang), “Todos os eventos da história da evolução da matéria e energia do universo, de certa forma, fazem parte do nosso ser que pode guardar informações com mais de 13 bilhões de anos”. Conteúdos descritivos de disciplinas científicas: cosmologia, geofísica, geoquímica, antropologia, biologia da evolução, são exemplos de manifestações científicas.
A natureza, cuja evolução é eterna, possui valor em si mesma, independentemente da utilidade econômica que tem para o ser humano que vive nela; … o homem é parte inseparável, física, psicológica e espiritualmente, do ambiente em que vive. Esta idéia central define a chamada ecologia profunda – cuja influência é hoje cada vez maior – e expressa a percepção prática de que o homem é parte inseparável, física, psicológica e espiritualmente, do ambiente em que vive. Manifestações culturais e artísticas são cada vez mais importantes para o ser humano e sua evolução intelectual e espiritual. 10 a 15 Paineis: Mapa mental sobre a origem dos átomos, a evolução do universo e da Terra, conceitos de Filosofia, Psicologia e Neurociência comportamental, concepções artísticas e culturais.

RESPONSÁVEL/CONTATO: Ligia Cleia Casas Rosenbrock – ligia.rosenbrock@ufsc.br – (48)991914344

LOCAL: Departamento de Química – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM)

PÚBLIC-ALVO: comunidade em geral

VAGAS: 50 pessoas por vez

Gestão de resíduos químicos

DESCRIÇÃO: Proposta de divulgação de conhecimentos e tecnologias de gestão, gerenciamento e tratamento de resíduos químicos, no formato de uma Rota Temática de mapas ilustrados e demonstração de metodologias utilizadas em tratamentos de resíduos químicos. Dependendo do espaço, podemos apresentar de 10 a 15 paineis contendo fluxogramas, tabelas e mapas ilustrados. ver aqui: https://trqmc.paginas.ufsc.br/files/2022/09/Anexos-1-Paineis.pdf. O Departamento de Química da UFSC desenvolve programas de tratamento de resíduos em seus laboratórios de ensino, promovendo o uso de métodos adequados para laboratório e atividades de educação ambiental; uma colaboração para promover o desenvolvimento de métodos de tratamento de resíduos. As atividades são desenvolvidas desde 2017 através do Projeto de Extensão: N. 201704678: SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GERAÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS. Divulgados na página: https://trqmc.paginas.ufsc.br/. Os painéis são autoexplicativos mas vamos treinar os alunos para divulgar a importância da Gestão de Resíduos e conceitos de educação ambiental.

RESPOSNSÁVEL/CONTATO: Ligia Cleia Casas Rosenbrock (Coordenadora); Telefone: (48)99191-4344. E-mail: ligia.rosenbrock@ufsc.br

Local: Laboratório de Química Analítica, Departamento de Química (CFM/UFSC)

PÚBLICO-ALVO: Comunidade universitária, Comunidade em geral

CAPACIDADE: 20 pessoas