Rotas temáticas – Comunicação e Expressão e Programas de Educação Tutorial (09/11/2022)

09/11/2022 (quarta-feira)

30 anos de PET – Letras: história, memória e projetos vigentes

DESCRIÇÃO: Apresentação do espaço físico do PET-Letras e dos projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos pelos petianos durante esses 30 anos para a comunidade acadêmica e externa, tais como cursos de idiomas gratuitos, minicursos de escrita poética, Slam Estrela D’alva, a Revista Preguiça, entre outros. Apresentação de vídeo produzido pelos petianos sobre o funcionamento do PET-Letras, apresentação de vídeo sobre o Slam Estrela D’alva e mini apresentação, apresentação oral dos projetos, distribuição de folders sobre atividades realizadas atualmente e um pouco da história do projeto dentro da UFSC.

RESPONSÁVEL/CONTATO: E-mail: pet.letras@contato.ufsc.br; Telefone: (48) 3721-9085

TURNO/HORÁRIO: manhã e tarde

LOCAL: Sala PET Letras, bloco A, sala 221 – Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE)

CAPACIDADE: 10 pessoas por vez, a cada 30 minutos. 80 pessoas por período.

___________________________________________________________________________________________________________________

Projeto VARSUL – Centro de Comunicação e Expressão da UFSC – CCE/UFSC – LLV/CCE

DESCRIÇÃO:

O projeto VARSUL (Variação Linguística na Região Sul do Brasil) tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil. Conta com a parceria de quatro universidades brasileiras: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

O VARSUL tem como propósito oferecer: (i) subsídios para a descrição do português falado e escrito no Brasil; (ii) condições para teste e desenvolvimento de teorias linguísticas; (iii) condições para formação de novos pesquisadores; (iv) subsídios para programas educacionais, promovendo o conhecimento e o respeito às variedades linguísticas.

Jogo em forma de competição para estudantes da educação básica acerca de palavras do léxico do manezinho da ilha de Florianópolis com premiação para o ganhador (doce, bala ou pirulito); exposição de cartas pessoais antigas da região do Estado de Santa Catarina; móbile com excertos de jornais antigos com a escrita de períodos do século XIX e XX; banners a respeito dos projetos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa.

LOCAL: Centro de Comunicação e Expressão da UFSC – CCE/UFSC – LLV/CCE

TURNO/HORÁRIO: manhã e tarde

RESPONSÁVEL: Isabel – 48-999387942

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral