Rotas temáticas – Filosofia, Ciências Humanas e Educação (09/11/2022)

09/11/2022 (quarta-feira)

 

Venha conhecer o LabTate – Cartografia Tátil e Escolar

DESCRIÇÃO: O Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTate) é um laboratório de pesquisa e extensão que atua no ensino formal e não-formal com temáticas relacionadas a Cartografia Tátil e Escolar para Educação Geográfica. O aspecto de maior relevância é o desenvolvimento de metodologias de ensino para o aprendizado da cartografia tátil e visual em todos os níveis educacionais. O objetivo do projeto “Venha conhecer o LabTATE/UFSC” é a disseminação de metodologias educacionais ativas aplicadas a Cartografia Tátil e Escolar, apresentar o acervo de recursos didáticos geocartográficos visuais e táteis para apoio á Educação Geográfica e Inclusiva, assim como promover ações anticapacitistas diante a deficiência visual. Os temas apresentados são variados, como por exemplo: A Terra é plana ou esférica? Por que e como nos localizamos no espaço e suas tecnologias? O tempo e espaço na Cartografia; O que é mapa? Como explicar a esfericidade da Terra no mapa? A informação geográfica e os recursos cartográficos; para que serve e como são feitos os mapas visuais e táteis; como é o Código Braille e gráfica tátil na cartografia? Como se lê o relevo no mapa? E outros contextos históricos e científicos da geocartografia.

Os visitantes assistiram uma palestra em torno de 30min, em seguida poderão manusear e interagir com alguns recursos didáticos e equipamentos como a maquina Perkins, para escrita do Braille.

Dentre os Recursos Didáticos Geocartográficos temos maquetes geográficas visuais e táteis de diversos lugares e escalas como do Município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, “Globinho Pirulito” (sendo este um globo terrestre de baixo custo), Globo Terrestre Físico 3D, Fuso-Horário na Latinha, Calendários de várias etnias, Mapa de fibra de coco das Ilhas Marshall, mapas táteis, bloco-diagramas de vários tipos de relevo, Esfera Armilar, Artefatos indígenas, Experimento de Erastóstenes para medição da circunferência da Terra, Sistema Solar, diversos mapas visuais, Atlas e bibliografias diversas, entre outros.

RESPONSÁVEL/CONTATO: Profª Drª Rosemy Nascimento – rosemy.nascimento@gmail.com – 48-991011965

LOCAL: Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE), Projeto “Venha conhecer o LabTATE/UFSC”, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco “F”, térreo.

TURNO/HORÁRIO: manhã e tarde

PÚBLICO-ALVO Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral

VAGAS: 25 pessoas por vez

 


Alimentação saudável – entre modos de produzir, comer e agir

DESCRIÇÃO:  A Rota Temática “Alimentação saudável – entre modos de produzir, comer e agir” será constituída por uma trajetória dialógica na qual o tema da economia circular do alimento será pensado em um percurso formado por três estações (paradas), a partir de Exposição Fotográfica e Documentário do programa “Orgânico Solidário”.
Durante um período de um ano, fotógrafos e equipes de TV registraram as diferentes etapas envolvidas no programa “Orgânico Solidário”: produção de alimentos por uma rede de agricultores familiares agroecológicos, o trabalho voluntário de inúmeras pessoas e instituições para viabilizar a compra por um preço justo e a doação desses alimentos para pessoas em Insegurança Alimentar, o trabalho de reeducação alimentar e aproveitamento integral dos alimentos promovidos, além de ações para reutilização dos resíduos, numa perspectiva de economia circular e solidária do alimento.

Em cada uma das três estações, os visitantes serão instigados a refletir sobre a alimentação saudável como proposta para uma efetiva educação socioambiental, discutindo o consumo consciente de alimentos, por meio de imagens fotográficas/documentário que integram registros do programa “Orgânico Solidário”, incluindo momentos sensitivos com aromas, cores e texturas. Na primeira estação “Modos de produzir” os/as visitantes serão levados a pensar sobre modos de produção de alimentos, com foco na agricultura familiar e na produção agroecológica, com a participação de produtores rurais. Na segunda, “Modos de comer: comida ou alimento?” os/as visitantes serão conduzidos a pensar sobre o consumo de alimentos saudáveis, agroecológicos e que integram circuitos curtos de comercialização, sentindo aromas, texturas e sabores que levam ao despertar de modos de se alimentar mais conectados à natureza e que valorizem a saúde corporal e o alimento em sua integralidade, sem desperdícios. Na última estação, “Modos de agir” os/as visitantes serão convidados a conhecer e refletir sobre ações individuais e coletivas que podem contribuir para a preservação ambiental, com o fortalecimento da agricultura familiar e a diminuição da fome no mundo. A Rota envolverá os/as visitantes em uma dinâmica de reflexão coletiva sobre como escolhas (ou não escolhas) alimentares integram disputas de modelos econômicos, sociais e culturais. Haverá, nesta estação, uma caixa do Orgânico Solidário com um exemplo do que é doado para a rede de famílias em Florianópolis mensalmente (mais de 50 toneladas de alimentos agroecológicos já foram doados), para reflexão sobre justiça alimentar. A rota será finalizada com uma degustação de alimentos, na sala “CED faz a feira”, um espaço interdisciplinar que apoia a ação “Da horta à mesa”, uma iniciativa do PET Educampo/CED/UFSC, associação Acolhida na Colônia e MAPA, integrante do projeto “Estruturação Produtiva e Agregação de Valor na iniciativa Acolhida na Colônia e estratégias para o Pronaf no âmbito do Programa Bioeconomia Brasil Sociobiodiversidade”. Recomenda-se que os/as visitantes da Rota Temática “Alimentação saudável – entre modos de produzir, comer e agir” participem do minicurso que pretende-se oferecer e que terá como tema o consumo alimentar consciente. A atividade terá duração de aproximadamente 60 minutos.

RESPONSÁVEL/CONTATO: Adriana Angelita.  E-mail: adrianaangelitac@yahoo.com.br; Telefone: (48) 99647-6270

LOCAL: Hall do Bloco A, do Centro de Educação (CED/UFSC)

TURNO/HORÁRIO: manhã

PÚBLICO-ALVO:
Dia 9/11: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas (Foco em Educação Socioambiental)
Dia 10/11: Comunidade em geral e universitária (Foco em consumo consciente, participação na montagem das cestas orgânico solidário + Rota)
Dia 11/11: Comunidade em geral e universitária (Foco em consumo consciente, Rota e sugestão de participação no minicurso “Da horta à mesa: consumo alimentar consciente”)

VAGAS: 20 pessoas por vez

 


Projeto Bosque do CFH

DESCRIÇÃO: Atividade guiada no bosque do CFH para conhecer esse espaço verde na UFSC, com descrição das ações do Projeto Educação Ambiental e Patrimonial no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Trata-se de roteiro de aproximadamente 2 hora pelo Bosque. Com finalização de plantio de mudas no espaço do projeto.

RESPONSÁVEL/CONTATO: Alice de Cassia Jacomassi Sampaio – Guia. Telefone: (19) 98207-0738

LOCAL: Bosque do CFH UFSC – Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral

VAGAS: 25 pessoas por dia

 


Astrofísica na UFSC – Observatório + Planetário

DESCRIÇÃO: Algumas atividades no observatório + planetário explicando fases da Lua, eclipses, paralaxe, etc. Observação do sol

RESPONSÁVEL: Antonio Nemer Kanaan Neto

TURNO/HORÁRIO:

  • 09:00-11:30 – visitas agendadas – sessão no planetário + observação do Sol

Contato para agendamento: observatorio@contato.ufsc.br

  • 14:00-17:00 – aberto, por ordem de chegada
  • 19:00-21:00 – aberto, por ordem de chegada.

LOCAL: Observatório e Planetário da UFSC

PÚBLICO-ALVO: escolas e comunidade em geral

VAGAS: 40 pessoas, a cada 01 hora.

OBS: Devido à pouca ventilação no Planetário, o uso de máscaras será obrigatório.