Rotas temáticas – Colégio de Aplicação (09/11/2022)

09/11/2022 (quarta-feira)

Aprendendo a ensinar em comunidades de prática emergentes no Estágio Supervisionado em Inglês da UFSC: (re)construindo identidades como English teachers

DESCRIÇÃO: Essa proposta se baseia na apresentação para o público de projeto de pesquisa de professores de inglês do Colégio de Aplicação da UFSC em parceria com professores da disciplina de Estágio Supervisionado em Inglês da UFSC, ambos na condição de formadores de professores de inglês no colégio, sobre (re)construção de identidades docentes em comunidades de prática de professores em estágio. Tais comunidades emergem do engajamento (Wenger, 1998) de professores-alunos da disciplina de Estágio em Inglês da UFSC em conjunto com os referidos professores formadores da universidade e da escola. Nestas comunidades, estes professores negociam objetivos comuns, quais sejam, a aprendizagem dos estudantes de inglês da escola e a aprendizagem docente dos membros da comunidade, além de compartilharem repertórios característicos da profissão de professor de língua adicional. O engajamento (ou não) dos participantes da comunidade não se dá sem conflitos, os quais são inerentes da aprendizagem como aspecto da prática social, e que precisam ser negociados por eles, que trazem consigo trajetórias passadas e sonhos futuros para a profissão. Desta forma, os membros dessas comunidades vão (re)construindo identidades docentes sobre professores que desejam (ou não) se tornar e os professores possíveis de se tornar, perante a conjuntura mais ampla da profissão no contexto nacional.

Os participantes serão instigados a refletir sobre construção de identidades em geral, e construção de identidade docente em particular, através de perguntas espalhadas pela sala sobre questões identitárias. O projeto de pesquisa específico será apresentado através de banners, projeções em computador e panfletos. Além disso, serão expostos materiais didáticos construídos pelas comunidades de prática de professores, formada por professores formadores da escola e da universidade e professores-alunos, como jogos, cartazes, entre outros

RESPONSÁVEL/CONTATO: Renata Gomes. E-mails: renata.gomes.luis1@gmail.com / renata.gomes@ufsc.br. Whatsapp: (48) 99660-6418

TURNO/HORÁRIO: tarde

LOCAL: Sala de inglês do Colégio de Aplicação da UFSC

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral

VAGAS: 30 pessoas

Respirando Cheiro Verde: desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais

DESCRIÇÃO: Vários estudos mostram os benefícios do convívio das pessoas com a natureza e em muitos países já são proporcionadas práticas de incentivo a esse convívio.
Em relação as crianças, no livro A Última Criança na Natureza: Resgatando nossas Crianças do Transtorno do Deficit de Natureza, o autor, Richard Louv apresenta uma abrangente síntese de pesquisas e de histórias de todo o mundo que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem-estar físico, emocional, social e acadêmico.
No intuito de proporcionar essas experiências, criou-se o Projeto RESPIRANDO CHEIRO VERDE: desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais, o qual tem como objetivo estimular a saúde cerebral da comunidade do Colégio de Aplicação e demais interessados. Baseado nos estudos sobre Homem-Natureza, são realizadas atividades de respiração sensorial em diversos espaços do quintal do Colégio, uma vez que contamos com um rico espaço natural, com campos, árvores, jardins, plantas medicinais e horta, todos cultivados pelos participantes do projeto.

Os visitantes serão convidados a fazer um tour pelo quintal da escola, onde terão oportunidade de vivenciar experiências únicas integradas à natureza. Neste espaço observarão o trabalho desenvolvido com base nas concepções de agricultura sintrópica, plantio consorciado e agrofloresta, que envolvem atividades com hortaliças, plantas medicinais, flores, flores comestíveis e árvores frutíferas. Também poderão conhecer o Recanto das abelhas-sem-ferrão, minhocário e outros animaizinhos que vivem em nosso quintal.
No intuito de promover o bem-estar emocional e cognitivo dos visitantes, por meio de atividades de respiração e com jogos cognitivos os visitantes poderão trabalhar funções como memória, concentração, tomada de decisão, entre outras.

RESPONSÁVEL/CONTATO Mariza Konradt de Campos. E-mail: marizakc@gmail.com; Maria Elza de Oliveira Lima. E-mail: elzalima2003@yahoo.com.br – Telefone: (48) 98421-0621

TURNO/HORÁRIO: manhã

LOCAL: Quintal do Colégio de Aplicação da UFSC

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral