Rotas temáticas – Saúde (11/11/2022)

11/11/2022 (sexta-feira)

Conhecendo as plantas medicinais: Saúde e Educação Ambiental

DESCRIÇÃO: Tem-se como objetivo mostrar aos participantes a potencialidade das plantas medicinais, prezando pelo reconhecimento botânico e pelo estímulo ao uso correto e seguro das plantas medicinais correlacionando com a importância da conservação do meio ambiente. Serão apresentadas espécies de plantas medicinais sendo conversado sobre o nome popular, o nome botânico e o uso popular das plantas relacionando com informações da literatura científica. Caminhada com orientação didática no espaço arborizado com demonstração e troca de saberes sobre as plantas medicinais. Obs: Importante uso de repelente durante a visita.

RESPONSÁVEL/CONTATO: hortodidatico.ccs@contato.ufsc.br

TURNO/HORÁRIO: tarde

LOCAL: Horto Didático de Plantas Medicinais do Hospital Universitário – HU/CCS (UFSC)

PÚBLICO-ALVO: comunidade em geral

VAGAS: 20 pessoas por vez


Como usar os medicamentos em seu benefício

DESCRIÇÃO: A proposta visa promover palestras e mini cursos sobre os seguintes temas: Doenças Neurodegenerativas; Drogas de Abuso; Moscas da Fruta como Cobaia de Laboratório; Revisão Sistemática da Literatura – o que é e como fazer. Os cursos e palestras tem por objetivo informar as pessoas sobre os problemas das doenças, como a família pode lidar com isso e ajudar os necessitados. Reconhecer o problema e saber como lidar com isso de forma natural por auxiliar no tratamento e no dia-a-dia dos pacientes.

RESPONSÁVEL/CONTATO: Fernando Spiller. E-mail: fernando.spiller2@gmail.com; Leonardo Gomes. E-mail: gomesp.leonardo@hotmail.com

LOCAL: Departamento de Farmacologia, Centro de Ciências Biológicas – Córrego Grande

TURNO/HORÁRIO: manhã e tarde

PÚBLICO-ALVO: comunidade em geral

VAGAS: 100 pessoas

 


Visita ao Laboratório de Patologia Bucal da UFSC

DESCRIÇÃO: Visita ao Laboratório de Patologia Bucal da UFSC (LPB-UFSC) para conhecimento da estrutura e rotina de trabalho de um laboratório de Patologia responsável pelo diagnóstico histopatológico das lesões bucais de pacientes biopsiados na região da grande Florianópolis. O visitante terá a oportunidade de conhecer um laboratório de patologia responsável pelo diagnóstico histopatológico das lesões bucais biopsiadas na grande Florianópolis. A visita será guiada por uma técnica com formação superior em Biologia e os visitantes terão a oportunidade de conhecer a estrutura e os equipamentos utilizados na rotina de diagnóstico em patologia, assistir um vídeo que demonstra todos os passos do processamento histológico, além de observar lâminas histopatológicas em microscópio óptico.

RESPONSÁVEL/CONTATO: Telefone(48) 3721-3483 – E-mail: filipe.modolo@ufsc.br

LOCAL: Laboratório de Patologia Bucal da UFSC (LPB/UFSC), Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Patologia.

TURNO/HORÁRIO: manhã

PÚBLICO-ALVO: Comunidade universitária

VAGAS/CAPACIDADE: 5 pessoas por vez


Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFSC – Ciência e Tecnologia à serviço da comunidade

DESCRIÇÃO:

A presente proposta de Rota temática tem como objetivo tornar pública à comunidade em geral as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFSC, que oferece os serviços de avaliação e reabilitação nas áreas de linguagem oral e escrita, voz, motricidade orofacial e audiologia. Além disso, considera-se essa modalidade da 19ª SEPEX 2022 um oportunidade ímpar para divulgar a Fonoaudiologia para estudantes do ensino médio que buscam conhecer novas profissões e mercados de trabalho.
A visita contemplará um momento inicial com a contextualização sobre a ciência Fonoaudiologia, suas áreas de atuação, as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas, entre outros. Num segundo momento, será apresentado aos visitantes o espaço físico da Clínica Escola de Fonoaudiologia associado à demonstração de procedimentos realizados à comunidade.

RESPONSÁVEL/CONTATO: Fernanda Zucki Mathias – 3721-6110

LOCAL: Clínica de Fonoaudiologia da UFSC – Reitoria 2 (ed. Santa Clara), 2º andar.

TURNO/HORÁRIO: tarde

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral

VAGAS/CAPACIDADE: 20 pessoas por vez.