Rotas temáticas – Saúde (09/11/2022)

09/11/2022 (quarta-feira)

Como usar os medicamentos em seu benefício

DESCRIÇÃO: A proposta visa promover palestras e mini cursos sobre os seguintes temas: Doenças Neurodegenerativas; Drogas de Abuso; Moscas da Fruta como Cobaia de Laboratório; Revisão Sistemática da Literatura – o que é e como fazer. Os cursos e palestras tem por objetivo informar as pessoas sobre os problemas das doenças, como a família pode lidar com isso e ajudar os necessitados. Reconhecer o problema e saber como lidar com isso de forma natural por auxiliar no tratamento e no dia-a-dia dos pacientes.

RESPONSÁVEL/CONTATO: Fernando Spiller. E-mail: fernando.spiller2@gmail.com; Leonardo Gomes. E-mail: gomesp.leonardo@hotmail.com

LOCAL: Departamento de Farmacologia, Centro de Ciências Biológicas – Córrego Grande

PÚBLICO-ALVO: comunidade em geral

VAGAS: 100 pessoas

 


Conhecendo as plantas medicinais: Saúde e Educação Ambiental

DESCRIÇÃO: Tem-se como objetivo mostrar aos participantes a potencialidade das plantas medicinais, prezando pelo reconhecimento botânico e pelo estímulo ao uso correto e seguro das plantas medicinais correlacionando com a importância da conservação do meio ambiente. Serão apresentadas espécies de plantas medicinais sendo conversado sobre o nome popular, o nome botânico e o uso popular das plantas relacionando com informações da literatura científica. Caminhada com orientação didática no espaço arborizado com demonstração e troca de saberes sobre as plantas medicinais. Obs: Importante uso de repelente durante a visita.

RESPONSÁVEL/CONTATO: hortodidatico.ccs@contato.ufsc.br

TURNO/HORÁRIO: tarde

LOCAL: Horto Didático de Plantas Medicinais do Hospital Universitário – HU/CCS (UFSC)

PÚBLICO-ALVO: comunidade em geral

VAGAS: 20 pessoas por vez