Rotas temáticas – Tecnologia (09/11/2022)

09/11/2022 (quarta-feira)

 

Grupo de Pesquisa Virtuhab /Labrestauro/Matec

DESCRIÇÃO: Visita as instalações do laboratório para conhecer a Materioteca e alternativas para construções mais sustentáveis; Manipulação de amostra, interação com exposição.

RESPONSÁVEL/CONTATO: Lisiane Librelotto. E-mail: lisiane – lisiane.librelotto@ufsc.br

LOCAL: Labrestauro/MATEC, Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Centro Tecnológico (CTC)

HORÁRIO/TURNO: manhã

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral, interessados em sustentabilidade

VAGAS: 20 pessoas por vez

 

 


 

SPIE/OPTICA Student Chapters UFSC (LABMETRO)

DESCRIÇÃO: O grupo de estudantes é filiado a duas sociedades internacionais de óptica sem fins lucrativos e tem como objetivo divulgar os conhecimentos de óptica pelo mundo. A proposta é apresentar experimentos que utilizam luz e instrumentos ópticos para ajudar os alunos e a comunidade externa a compreender os fenômenos relacionados a óptica e fotônica.

Aproveitando de experiências anteriores, em outros eventos da UFSC, para interagir com o público, o grupo apresenta experimentos que possuem componentes ópticos simples mas que geram efeitos visuais interessante, atraindo o público que normalmente não costuma ver esses efeitos no dia a dia ou vê e não compreende a física por de trás dos fenômenos. Os experimentos apresentados pelos nosso grupo costumam despertar a curiosidade no público, fazendo com que os mesmos interajam para compreender o que está acontecendo.

CONTATO: Tanara Pedrosa, e-mail: tainara.lima@labmetro.ufsc.br; Tiago Bortoli, e-mail: tiago.bortoli@labmetro.ufsc.br; Thiago Wilvert, e-mail: thiago.wilvert@labmetro.ufsc.br.

LOCAL: Labmetro, SPIE/OPTICA Student Chapter, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro Tecnológico (CTC)

HORÁRIO/TURNO: tarde

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral

VAGAS: 10 a 15 pessoas por visita


Da máquina a vapor à Indústria 5.0

DESCRIÇÃO: Os alunos farão um passeio pelas dependências do Departamento de Automação e Sistema e interagirão com diversos processos de automação e controle como: planta de manufatura automática, controle de nível de fluídos, robôs móveis, veículos de competição, etc. Todos os processos oferecem alguma forma de iteratividade. Por exemplo, a planta de manufatura permite introduzir peças defeituosas e não defeituosas, a planta de controle nível permite mudar o ponto de operação, os robôs podem ser controlados remotamente, etc.

RESPONSÁVEL/CONTATO: Hector Bessa Silveira, e-mail: hectorbessa@gmail.com, whatsapp: (48) 99901-5384

LOCAL:  Departamento de Automação e Sistemas – Centro tecnológico (CTC/UFSC)

HORÁRIO/TURNO: manhã e tarde

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral

VAGAS: 30 pessoas por vez