Rotas temáticas – Reitoria, Pró-reitorias e Secretarias (10/11/2022)


10/11/22 (quinta-feira)

Visita à exposição que compõem o Circuito “Poéticas da Relação”

DESCRIÇÃO: O Circuito de Exposições — `Poéticas da Relação`—, lembra o pensamento de Eduardo Glissant ao nos dizer que o contato entre as culturas reflete no contemporâneo os efeitos da colonização e toda a identidade se desdobra numa relação com o outro. As subjetividades aqui manifestas a partir da arte nos indicam que a modernidade definida exclusivamente a partir da europa imperialista encontra obstáculos e chegou a termo, abrindo espaço para protagonismos que foram esmadados e oculturados em nossa história, reverberando no agora as contaminações das diferenças e reconhecendo os abismos postos sobre essas experiências. Rizomáticas, essas poéticas têm suas raízes em muitos territórios, crenças, culturas, sexualidades, usos do corpo, e se ramificam e crescem no encontro com outros territórios, outras culturas, crenças, rituais, direito ao corpo, à cultura ao espaço social, educacional, cultural e político

RESPONSÁVEIS: Thainá Castro Costa – (48) 99821-8965; Alexandra Eliza Vieira Alencar – (48) 99907-2389; Flávia Medeiros Santos – (48) 99136-1751

LOCAL (veja o mapa): Espaço Cultural Gênero e Diversidade, ao lado da Igrejinha da UFSC

TURNO/HORÁRIO: manhã

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral.

VAGAS: 50 pessoas por vez


Visita à exposição “Arqueologia em Questão: Percorrendo o Litoral Catarinense”

DESCRIÇÃO: Exposição museológica com peças do acervo do MArquE, imagens e textos, além de um módulo que simula um contexto de trabalho de campo em um sítio arqueológico. Visita à exposição, que volta as atenções às ocupações de diversos grupos humanos no litoral catarinense. Apresenta o ofício do arqueólogo, assim como artefatos de culturas distintas no tempo e no espaço, contemplando um período aproximado de seis milênios. Compartilha conhecimentos constituídos ao longo de cinco décadas de pesquisa no MArquE. Aborda sítios coloniais e pós-coloniais representados pela vida cotidiana nas Fortificações e seus arredores, sítios pré-coloniais de populações Guarani, Jê e dos grupos responsáveis pelos sambaquis, assim como de representações rupestres e oficinas líticas.

RESPONSÁVEL: Flora, (48) 3721-6421 ou e-mail marquevisita@gmail.com

TURNO/HORÁRIO: manhã

LOCAL (veja o mapa): Pavilhão de exposições do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE)

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral.

VAGAS: Por ordem de chegada, respeitado o número máximo de pessoas simultaneamente na exposição. Não é necessário agendamento.


EdUFSC – Livraria da UFSC

DESCRIÇÃO: O espaço da Livraria da EdUFSC contará com uma mostra do acervo de livros publicados pela editora, dos mais antigos até os lançamentos mais recentes. O visitante poderá observar a evolução do projeto gráfico, capas e conteúdo dos livros, em ordem cronológica. O visitante poderá adquirir livros a preços promocionais. O visitante poderá obter informações sobre como publicar pela EdUFSC e seu funcionamento em geral.

RESPONSÁVEL: Editora da UFSC

CONTATO: (48) 3721-5895

LOCAL (veja o mapa): Livraria e Editora da UFSC

TURNO/HORÁRIO: manhã e tarde


Transformação tecnológica na produção, armazenamento e acesso aos documentos na UFSC

DESCRIÇÃO:

RESPONSÁVEL: Coordenadoria do Arquivo Central (CARC/UFSC)

CONTATO: Ana Paula (48) 3721-9676 e e-mail arquivocentral@contato.ufsc.br

LOCAL (veja o mapa): Arquivo Central da UFSC

TURNO/HORÁRIO: manhã e tarde

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral.

VAGAS: 10 pessoas por vez


ComparTrilhando: Rota de Artes na UFSC

DESCRIÇÃO:  “ComparTrilhando: Rota de Artes na UFSC”, uma atividade desenvolvida pelo Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL) da SeCArte, em parceria com o Projeto Práticas Corporais – CDS/UFSC, e se propõe a realizar um percurso de Caminhada Orientada pelo Campus UFSC – Trindade, com o objetivo de conhecer os Museus (MArquE & Museu do Brinquedo) e as Obras de Arte (esculturas, mosaicos, pinturas) existentes no campus; tomando por base as informações registradas no Catálogo de Arte da UFSC. Objetiva também, realizar um “piquenique artístico”, para o qual cada participante deverá trazer um lanche com o intuito de compartilhar com o grupo. A intenção é ampliar o conhecimento, despertar e sensibilizar o olhar para a percepção da presença da arte que permeia os espaços e lugares que percorremos em nosso cotidiano.

A atividade terá início no hall da Biblioteca Universitária, onde visitaremos o Museu do Brinquedos da Ilha de Santa Catarina. Seguiremos nossa trilha até a Igrejinha da UFSC para conhecer a Pintura Mural “Humanidade”. De lá, iremos caminhar até a Praça da Cidadania e, percorreremos diversos pontos em seu entorno a fim de conhecer as esculturas e outras obras existentes no campus. A cada espaço e obra visitada, o participante receberá informações sobre suas características, autores, títulos, contextos etc.

Dentro desse percurso, dada a existência de obras que remetem a Franklin Cascaes, apresentaremos aos participantes algumas imagens de suas produções, as quais servirão de referência e inspiração para a atividade artística a ser proposta no final da caminhada.

Finalizaremos a atividade no gramado em frente ao Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – MArquE , com a proposta de produção de uma “obra de arte” (desenho) feita pelos participantes da trilha; seguido de um gostoso piquenique, para o qual cada participante deverá trazer um lanche com o intuito de compartilhar com o grupo. Nesse momento a ideia é conversarmos e avaliarmos a vivência, de modo a aperfeiçoarmos a proposta para que se torne uma atividade permanente a ser ofertada à comunidade.

Ao finalizarmos a “Rota Temática” será disponibilizado via e-mail para cada participante o Catálogo de Arte da UFSC no formato PDF.

RESPONSÁVEL: Secretaria de Cultura, Arte e Desportos da UFSC (Secarte)

AGENDAMENTO: Cristiane Ker de Melo (cristianeker@hotmail.com) – (48) 99912-5609; Paulo Ricardo do Canto Capela (pcapelasc@gmail.com) – (48) 99619-6276; Ricardo de Almeida Pimenta (ricardo.pimenta@ufsc.br) – (21) 97452-6366; Gabrielle Lima Venâncio (gabriellelima35@gmail.com); Raone Augusto Pereira Ribeiro (raone.ribeiro@yahoo.com.br); Rafael Rabelo Passig (rafapassig_@hotmail.com); Willian Pascoutto (wpascoutto@gmail.com); Pâmela de Jesus Teixeira (pamteixeiraa@gmail.com).

LOCAL: veja o mapa

TURNO/HORÁRIO: manhã, 9h

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade universitária, Comunidade em geral.

VAGAS: 50 pessoas por vez