Peça ‘As Luas de Galileu Galilei’ é uma das atrações culturais

24/10/2013 21:41

O Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN) traz mais uma de suas produções para encerrar o Projeto Cena Aberta, do Departamento Artístico-Cultural (DAC) da UFSC .“As Luas de Galileu Galilei” sobe ao palco do Teatro da UFSC nos dias 25, 26 e 27, às 20h. O roteiro e a direção são de Carmen Fossari, e a peça é uma livre adaptação dentro dos preceitos pós-dramáticos. O espetáculo é uma das atrações culturais da 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex).

A produção envolve dezenas de pessoas, entre atores, atrizes, cantores líricos e técnicos. A encenação inicia no foyer do Teatro da UFSC, no meio da plateia, com parte do elenco da companhia de commedia dell’arte Bambolina Andanttina. A seguir, os atores adentram a Igrejinha, e a peça tem continuidade em cinco espaços em meio ao público. Há um somatório de textos, a saber,  cenas de “A Vida de Galileu”, de Bertolt Brecht;“A Peste”, de Alberto Camus; e trechos  escritos por Galileu Galilei, em “Mensageiro das Estrelas” (Sidereus Nuncius), que se mesclam com a dramaturgia  de Carmen Fossari.

O trabalho do GPTN teve a participação do astrônomo Adolfo Stotz Neto, presidente do Grupo de Estudos de Astronomia do Planetário (GEA) da  UFSC, que garantiu a veracidade dos aspectos científicos da encenação. Um coro lírico também marca presença na produção, com a direção musical da maestrina Miriam Moritz.

A montagem levou dois anos e meio de preparação – considerando-se o tempo das pesquisas histórica – e une a arte popular e erudita no mesmo espetáculo. A peça já realizou duas temporadas no teatro da Igrejinha e no Teatro Álvaro de Carvalho, e representou o Brasil no Encontro Latino-Americano de Teatro, no Chile, apresentando-se em Santiago e El Monte.

Projeto Cena Aberta

Como nas três últimas décadas, o Teatro da UFSC, do Departamento Artístico-Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult), continua abrindo suas portas às produções teatrais de Santa Catarina. O Projeto Cena Aberta vem reforçar o caráter de socialização do espaço do teatro com a classe artística do estado, promovendo o intercâmbio artístico e cultural entre a Universidade e a comunidade, nos últimos 30 e quatro anos.

Com a seleção de dez grupos convidados, esse projeto visa estimular a produção teatral e artística catarinense, e torná-la financeiramente acessível à comunidade. Os grupos são selecionados por uma equipe de profissionais de teatro do Departamento Artístico-Cultural, e os critérios de seleção contemplam a sua trajetória na área da produção teatral, o caráter investigativo da pesquisa cênica e o reconhecimento de seus espetáculos pelo público em geral. A escolha dos grupos visa mostrar as diferentes formas da linguagem espetacular, como o circo, o drama, a performance, a comédia, o teatro de animação e outras.

A Sepex

A Sepex é um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina, e, de 23 a 26 de outubro, será realizada sua 12ª edição, no campus de Florianópolis, no Centro de Convivência e em uma estrutura de lona no seu entorno. Serão 126 estandes, divididos em oito áreas temáticas, além de mais de 150 minicursos e várias atrações culturais. Desde 2009 o evento ocorre integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A diretora da peça

Carmen Fossari é dramaturga, atriz, poetisa, membro da ACLA (Academia Catarinense de Letras e Artes), coordenadora da Oficina Permanente de Teatro (OPT) e do Grupo Pesquisa Teatro Novo, além de diretora artística deste último. Em seu currículo constam mais de 70 direções e produções teatrais, apresentações na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Porto Rico e Portugal.

No ano passado, lançou seu segundo livro de poesias, “Lua Palavra Nua”, na 22ª Feira Internacional do Livro de São Paulo. Consta do Dicionário Brasileiro de Escritoras, de Nelly Novaes; do Catálogo Brasileiro de Dramaturgia, de Maria Helen Kunnher; bem como do Dicionário Catarinense de Escritores.

O Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN)

Criado no ano de 1976, o grupo tem atuado à frente da comunidade catarinense, com espetáculos de teatro de rua, de bonecos, e encenações em casas de espetáculos e espaços alternativos. Em seu currículo constam montagens realizadas e prêmios conquistados em diversos festivais, em nível estadual, nacional e internacional. Com essas participações, trouxe ao Brasil o I Entepola – Encontro de Teatro Popular Latino-Americano –, realizado em Florianópolis, em 1996.

A partir de 1995, o grupo passou a integrar o CLATP,  Circuito Latino-Americano de Teatro Popular. Nesse sentido, o GPTN já realizou oficinas no México, Paraguai e Chile, e recebeu oficineiros do Peru, Argentina, Chile e Uruguai. O Grupo Pesquisa realizou a gestão do projeto junto ao Inacen – Instituto Nacional de Artes Cênicas (RJ) -, em  1979, o que resultou na criação do Teatro da UFSC. Já fez oito temporadas teatrais pelo Chile e atuou com seu repertório ainda em Porto Rico, Argentina, Paraguai e México. Desde sua criação, o Grupo Pesquisa tem a direção artística de Carmen Fossari. Ao todo, já foram produzidos mais de 70 espetáculos nos diversos gêneros teatrais.

Sinopse 

No espetáculo, Galileu – que passou para a História como o cientista que abjurou diante da Inquisição, e cuja genialidade é um marco – vivencia fatos relevantes de sua vida.

Ficha técnica

Texto e direção: Carmen Fossari.

Elenco: Nei Perin, Ivana Fossari, Bruno Lapolli, Ana Paula Lemos,  Marcelo Cidral,Bruno Leite, Muriel Martins, Julião Goulart, Edson  Abreu, Patrícia Medeiros, Rhamsés Camisão, Suélen Benicá, Cleber  Bosset, Lindson Muhllmann, Sérgio Bessa, Bruno Floriani, Márcio  Tessmann, Sylvain Fournier, Márcia Cardoso, Laís Piazza, Daniel Berger.

Coro lírico

Vozes femininas:

Anélita Danna

Denise Rufino

Juliana Frandalozo

Maíra Gauer

Thaiana Volkmann.

Vozes masculinas:

Bruno Perassoli

Caio Andrezzo

Charles Roger Ribeiro

Elison Rodrigues Pereira

Sérgio Murilo Bessa.

Coordenação do coro lírico: Anélita Danna e ThaianaVolkmann.

Serviço

O quê: peça “As Luas de Galileu Galilei”.

Quando: 25, 26 e 27 de outubro, às 20h.

Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.

Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada, para estudantes e idosos). Os ingressos estarão à venda na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

Classificação: 10 anos.

Informações com a diretora-geral do espetáculo pelo e-mail carmenfossari@ig.com.br ou pelo site www.carmenfossari-armazemdapalavra.blogspot.com.

Bruna Andrade / Estagiária de Jornalismo do DAC / SeCULT / UFSC. 

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br