Rotas temáticas – Ciências Agrárias (10/11/2022)

10/11/2022 (quinta-feira)

Vivenciando as agrárias: alimento, ciência e vida

DESCRIÇÃO: Durante os dias 9, 10 e 11 nos turnos manhã e tarde o CCA promoverá diversas exposições e atividades de laboratórios, além de atividades de organizações parceiras. Nem todas as atividades estarão disponíveis em todos os horários, mas sempre haverá diversas atividades simultâneas.

ATIVIDADES:

Horta Hidropônica do CCA (todos os dias e turnos);

Curso de Zootecnia (todos os dias e turnos);

Divulgando as pesquisas em Ciências dos Alimentos (10/11, manhã e tarde);

Peixes de água doce – Conhecer para Conservar (todos os dias e turnos);

Agrofloresta: Produzir alimentos conservando a biodiversidade (9 e 10/11, manhã e tarde);

Projeto Cambucá: um sabor esquecido do Brasil (9 e 10/11, manhã e tarde);

Flores e Plantas Ornamentais (9 e 10/11 manhã e tarde, 11/11 pela manhã);

A vida dos solos e das plantas no meio ambiente (todos os dias e turnos);

Núcleo de Desenvolvimento Rural Sustentável. CEPAGRO: Roda de conversa, oficina de compostagem (10/11 pela manhã, às 9h) e feira de produtos orgânicos (11/11, pela manhã);

 

RESPONSÁVEL/CONTATO:

Fernando Joner (coordenador) E-mail: fernando.joner@ufsc.br;

Aline Cardozo Pereira (organizadora) E-mail: aline.cardozo@ufsc.br

LOCAL: Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC), bairro Itacorubi, Florianópolis.

 


Abelhas: a polinização, o mel e o ambiente – Parque Ecológico Cidade das Abelhas

DESCRIÇÃO:

Recepção dos visitantes e acompanhamento até a sala de aula, onde será realizada a primeira parte das atividades, que compõe: 1º – apresentação sobre “Abelhas: diversidade, importância e conservação”; 2º – mostra de caixas entomológicas didáticas com exemplares de abelhas de diferentes espécies; 3º – apresentação das pesquisas realizadas com abelhas na UFSC. Na segunda parte das atividades, os visitantes serão conduzidos para uma trilha ecológica guiada (importante estar usando calçado adequado), acompanhados de membros da equipe, onde serão comentados aspectos sobre educação ambiental e da flora local. Na terceira e última parte das atividades, os visitantes serão conduzidos ao meliponário para conhecer diferentes espécies de abelhas-sem-ferrão e provar o mel de algumas delas.

As atividades serão expostas de forma dialogada, com material visual (slides e espécimes de coleção), apresentação dos trabalhos desenvolvidos onde os visitantes poderão fazer perguntas e conhecer as pesquisas realizadas. A trilha possibilitará o contato com a natureza, sendo conduzidos a perceber e observar o ambiente durante o percurso. Na atividade do meliponário, os visitantes poderão conhecer o interior das colônias de diferentes espécies, além de provar o mel das abelhas-sem-ferrão.

Obs: Para melhor realização das atividades, os visitantes serão conduzidos em grupos de 8 a 12 pessoas para cada etapa da Rota Temática. É necessário que os visitantes venham de tênis ou calçado conforável para a trilha. Em caso de chuva no dia da visitação, a atividades da trilha não será realizada.

 

RESPONSÁVEL/CONTATO: Jean Albarello, técnico do laboratório de entomologia – e-mail jean.albarello@ufsc.br.

LOCAL: Parque Ecológico Cidade das Abelhas. Rodovia Virgílio Várzea, s/n, Saco Grande – Florianópolis-SC.

TURNO/HORÁRIO: manhã e tarde