EdUFSC seleciona cem títulos e mil livros para a Sepex
Contribuindo para a popularização do conhecimento e refletindo a produção científica, tecnológica e cultural da instituição, a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) tem cadeira cativa na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) que acontece há 12 anos no Campus de Florianópolis. Preocupada em divulgar o conceito, a imagem e a sua produção na comunidade universitária e junto à sociedade, a EdUFSC oferecerá, no seu estande, até sábado, dia 26, cerca de cem títulos e mil exemplares. São obras selecionadas das Séries e Coleções Repertório, Geral, Urbanismo e Arquitetura da Cidade, Antropologia em Laboratório, Didática, Ethica e Brasil Plural. Todos os títulos com o selo da EdUFSC, incluindo os lançamentos e reedições, abrem o apetite dos leitores com abatimento de 30%.
A ideia é inserir a editora no cenário cultural da cidade e do Estado e, ao mesmo tempo, buscar uma real aproximação com os Campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá, presentes no evento de Florianópolis. Dessa forma, na opinião do diretor executivo Fábio Lopes, a editora participa concretamente da interiorização da Universidade. A 12ª Sepex também se situa como uma oportunidade impar para exibir ao público o seu novo projeto gráfico, ultimado há três anos e coroado recentemente com a “nova cara” da Coleção Didática, que é o carro-chefe da EdUFSC desde o início da década de 1980.
Atraindo público de todas as idades e de todo Estado, a Sepex é uma espécie de festa da ciência. Principal iniciativa de divulgação científica no Estado e referência dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a 12ª Sepex montou 126 estandes interativos, viabilizou 180 minicursos e, pelo menos, 20 atividades culturais. A EdUFSC, neste cenário privilegiado, robustece e fortalece a política cultural da Universidade.
Coerente com as ações afirmativas, os títulos próprios listados nos vestibulares também contam com o desconto de 30%. Três títulos da Editora aparecem nas listas: O Detetive de Florianópolis, de Jair Hamms; Últimos Sonetos, de Cruz e Sousa; e Ecos do Porão, de Silveira de Souza. As publicações da editora também corroboram com a temática da Sepex: Ciência, Esporte e Saúde. Vários títulos abordam assuntos correlacionados. Dois eventos integrados à Sepex legitimam a participação da EdUFSC: o 23º Seminário de Iniciação Científica, com 54 projetos selecionados, e o 1° Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão da Região Sul. Com visão interdisciplinar, a EdUFSC acaba de lançar, por exemplo, a revista cultural Subtrópicos, que, além de propor uma aproximação com a vizinhança da cidade, pretende difundir, de quebra, o selo da editora universitária.
Quando a EdUFSC nasceu, em 1980, um dos desafios expressos era o de publicar títulos “para atender às necessidades reais da comunidade universitária”. Hoje o desafio permanece. Só que a EdUFSC já consegue atravessar as pontes e se insere, não apenas na cidade e no Estado, mas também no País e fora das fronteiras. Deixou a condição de ilha.
Mais informações: (48) 3721-9408 / 3721-9686 / editora@editora.ufsc.br / www.editora.ufsc.br.
Diretor executivo – Fábio Lopes – flopes@cce.ufsc.br / (48) 9933-8887.
Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC
lothmoa@gmail.com
Fotos: Wagner Behr/Agecom/UFSC