NETI apresenta na Sepex suas ações para a educação permanente de idosos
Este ano o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) reservou seu espaço na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) não somente para entreter os idosos, mas também públicos de todas as idades, principalmente crianças. Quem for ao estande do NETI irá encontrar um cantinho aconchegante reservado para a contação de histórias e também um ambiente para palestras e atividades interativas.
Com o tema “Conquistas e desafios do estatuto do idoso”, o NETI procura expor trabalhos e fomentar discussões a partir dos projetos que desenvolve, entre eles o de “Formação de monitores da ação gerontológica” Este projeto qualifica pessoas idosas a atuar na área da gerontologia, desenvolvendo novos conhecimentos e estimulado a prática do voluntariado no meio social. Marilda Effting, coordenadora do grupo de Contadores de História, enfatiza que “o idoso é uma pessoa ativa, devemos trazê-los para as universidades e para a sociedade”.
Outro projeto desenvolvido é o “Cinedebate em gerontologia”, que tem por objetivo promover a reflexão e o debate do processo de viver e envelhecer através de personagens retratados em filmes. Para Jordelina Schier, coordenadora do NETI, produzir e expandir o conhecimento na área da gerontologia é de extrema importância, “até para mudarmos o paradigma que existe sobre o envelhecimento. Devemos ir em busca de um novo conceito”.
“Contadores de história” é um projeto que visa resgatar o papel do idoso contador de histórias, estimulando sua atuação com pessoas de diferentes faixas etárias. Fátima da Silva Guedes está trabalhando no projeto de contadores de histórias há 20 anos. Para ela, a Sepex é um momento de verdadeiro teste, a relação intergeracional estabelecida naquele espaço de entrosamento e convivência é maravilhoso. Eloá Aparecida, também integrante do projeto, completa: “contar histórias faz bem para as crianças e pra gente também, principalmente para a saúde mental”.
Com enfoque na educação permanente, o NETI também oferece cursos, grupos e oficinas voltados para alunos idosos, que por meio de atividades interativas e interdisciplinares, objetiva a sua atualização e inserção social no meio acadêmico e comunitário, como sujeitos em transformação e transformadores. O Núcleo também presta assessoria e consultoria à comunidade, através de parcerias com entidades governamentais e não-governamentais.
Amélia Moema Lopez, aluna do NETI, disse estar honrada em participar do Núcleo. “É um ambiente maravilhoso e o grupo é muito acolhedor. Uma das coisas que aprendi com o NETI é que a vida continua e devemos explorá-la até o fim. As amizades que fiz lá também são um dos maiores incentivos”.
A aluna Terezinha da Rosa também deixa seu depoimento em agradecimento ao NETI e em especial ao projeto de Contadores de Histórias do qual participa: “Nós todas nos sentimos realizadas e felizes, através deste espaço de formação e entretenimento pudemos perceber o quanto somos úteis e importantes para as pessoas”.
:: Mais informações:
NETI – Telefones: (48) 3721-9445; 3721-2979; 3721-2978; 3721-9909
E-mail: neti@reitoria.ufsc.br
:: Veja a programação completa do Núcleo na Sepex 2013
25 de outubro, sexta-feira.
Saúde
9h00min – Divulgação do projeto NUTI: Nutrição e envelhecimento
10h00min – palestra Qual a sua idade biológica?
11h00min – Cultura italiana: Arte e poesia como expressão do amor
15h30min – Atividade Francês: Um Mergulho na Cultura Francesa
26 de outubro, sábado.
Redes Sociais
9h30min – Informática para a 3ª Idade
No estande do NETI há um espaço para contação de histórias na sexta-feira das 9 às 17 horas e sábado das 9 às 11 horas.
Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC – Com informações de: www.neti.ufsc.br
Fotos: Jair Filipe Quint/ Agecom/ UFSC