EdUFSC lança na Sepex a quarta edição revista de Matemática Financeira

22/10/2013 18:28

Integrando a conceituada Coleção Didática da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), o livro Matemática Financeira através de HP-12C, de Fernando Guerra, não é uma obra útil apenas para professores, estudantes, pesquisadores, economistas e contadores, mas serve também ao público em geral, sobretudo no momento em que “fazer contas” é fundamental para sobrevivência num mercado cada vez mais concorrido e predatório. “Nesta hora a Matemática pode fazer a diferença”, avisa o autor.

A quarta edição revista de Matemática Financeira, que era editada com a tradicional capa amarela, dá continuidade ao novo projeto gráfico da EdUFSC que optou por cores diversas para cada título da Coleção Didática. A nova edição é laranja. Os outros dois títulos relançados da coleção, atendendo ao novo padrão editorial, são Introdução à Engenharia, de Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira; e Fundamentos de Sistemas Hidráulicos, de Irlan von Linsingen. O primeiro, em homenagem aos seus 25 anos, ganhou prata. E o segundo ficou azul. Os três clássicos chegam, em 2013, a sua quarta reedição. A EdUFSC, fundada em 1980, publica várias coleções: Geral, Urbanismo e Arquitetura da Cidade, Repertório, Antropologia em Laboratório, Ethica, Brasil Plural, entre outras. Didática é o carro-chefe há três décadas.

O livro de Fernando Guerra “escancara” a Matemática Financeira aplicada à calculadora HP-12C. Os exemplos apresentados aparecem de maneira clara, simples e de forma bastante didática, a ponto de não exigir do leitor um rigoroso conhecimento de Matemática, incentiva o professor. Os tópicos apresentados ajudam na tomada de decisões financeiras baseadas em critérios objetivos: “fundamentos, juros, taxas de juros, série de pagamentos ou anuidades, sistemas de emortização de empréstimos, correção monetária e títulos de renda fixa”. São equações que mostram como evitar ou sair do vermelho, por exemplo.

Guerra é professor do Departamento de Matemática da UFSC. Ministra Matemática Financeira nos Cursos de Ciências da Administração e Ciências Contábeis nas modalidades presencial e a distância. Autor de outros títulos importantes, é praticamente um “escritor de números”. Publicou, por exemplo, em coautoria, Cálculo I, Estatística Aplicada à Educação Matemática, e Integrando a Matemática Financeira com o Excel. Suas obras coincidem com os objetivos da Coleção Didática que “procura estabelecer uma linha objetiva de contato entre os alunos, o professor, a atividade de ensino e a sala de aula”. A Coleção, segundo o diretor executivo Fábio Lopes, continuará merecendo uma atenção especial da EdUFSC na atual  gestão da Universidade. Matemática Financeira será um dos destaques no estande da EdUFSC na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que acontece no Campus da UFSC, em Florianópolis, até sábado, dia 26.

Mais informações:
www.editora.ufsc.br
Diretor executivo – Fábio Lopes (flopes@cce.ufsc.br, celular 48-9933-8887)

Moacir Loth / Jornalista da Agecom/UFSC
loth@editora.ufsc.br