Sepex 2013: confira os projetos que serão apresentados no Seminário de Iniciação Científica

11/10/2013 13:59

O 23º Seminário de Iniciação Científica (SIC) será realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no piso superior do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), o evento tem como objetivo avaliar os projetos de iniciação científica contemplados nos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), no período de agosto de 2012 a julho de 2013.

O evento faz parte das atividades paralelas à 12ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC. Dos 771 projetos inscritos, 54 painéis foram escolhidos para as apresentações orais, sendo 18 de cada área: Ciências da Vida; Ciências Exatas e da Terra; e Ciências Humanas e Sociais.Conheça alguns dos projetos selecionados:

– Ciências da Vida: “Percepções de moradores locais sobre mudanças ambientais na Àrea de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF) – SC”. O projeto tem por objetivo analisar e comparar as percepções da população local sobre mudanças ambientais ocorridas nesta área de preservação. As informações obtidas na pesquisa foram úteis para orientar o manuseio e promover a conservação das diversas espécies da região, especialmente no interior e entorno de áreas protegidas. Uma das conclusões do projeto é a importância de compreender as relações entre populações humanas locais e unidades de conservação, para se propor estratégias mais eficazes para a conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida humana. O projeto foi realizado pela aluna Laryssa Vanessa de Liz, com colaboração de Rubana Palhares Alves e orientação da professora Natália Hanazaki, do Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica do Departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, e teve apoio da Rufford Small Grants Foundation, instituição parceira do projeto.

– Ciências Exatas e da Terra: “Obtenção de Extratos Naturais Bioativos a partir do Aproveitamento de Sementes de Maracujá”. O objetivo do projeto é extrair compostos nos resíduos das indústrias de suco, como sementes de maracujá, para a produção de óleo e posterior análise dos resultados quanto a interferências no envelhecimento das células de produtos alimentícios e cosméticos. O projeto levou em consideração a pressão global sobre o tema “sustentabilidade” e a preocupação quanto ao aproveitamento dos resíduos de produção. O projeto foi desenvolvido pela aluna Mariana Angonese do curso de Engenharia de Alimentos da UFSC. Teve a colaboração de Daniela Alves de Oliveira e a orientação da professora Sandra Regina Salvador Ferreira, do Laboratório de Termodinâmica e Extração Supercrítica (LATESC) do Centro Tecnológico (CTC).

– Ciências Humanas e Sociais: “Florianópolis e seus dois primeiros planos diretores: discurso e realizações”. O objetivo do projeto é estudar a influência dos planos diretores na estrutura urbana da cidade, por meio de uma análise das propostas apresentadas para o sistema viário e para equipamentos urbanos. Também busca estabelecer conexões com discursos e práticas, em nível nacional e internacional, que possam ter orientado as ações interventoras no espaço urbano no momento de elaboração e aprovação dos planos – neste caso, as correntes do urbanismo modernista e do planejamento físico-territorial. A autora do projeto é a aluna Geisa Silveira da Rocha, com orientação do professor Elson Manoel Pereira, do Departamento de Geociências (GCN) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (FCH) da UFSC.

Veja a lista com todos os projetos a serem apresentados:

Mais informações:
Propesq – (48) 3721-9332