Seminário VER-SUS apresenta projeto de estágios na área da saúde

22/11/2012 12:46

Representantes do Ministério da Saúde do Governo Federal estarão presentes na UFSC para o 1º Seminário VER-SUS Santa Catarina, no qual será apresentado o projeto VER-SUS à comunidade universitária. O programa é uma oportunidade para estudantes da área da saúde de realizar estágios de vivência em locais que integram o Sistema Único de Saúde (SUS). O evento é o primeiro encontro sobre a implantação do programa no Estado e acontecerá no sábado, dia 24 de novembro, das 9h às 13h, no Auditório do Centro de Convivência. O Seminário faz parte da programação da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC como evento paralelo.

O projeto, coordenado pelo professor do Departamento de Enfermagem da UFSC Antônio de Miranda Wosny, está em fase de implantação. As primeiras equipes de estudantes devem estagiar durante o recesso escolar entre o primeiro e o segundo semestre de 2013. Antônio Wosny planeja desenvolver o projeto com 200 alunos no meio do ano e mais 300 no recesso de fim de ano para completar 500 participantes em 2013 – número médio para atingir a meta de 1.500 estudantes até 2015-.

No início, o estágio será realizado por estudantes da UFSC em cidades do interior do Estado e, na sequência, alunos do interior participam do projeto no litoral. O estágio, que visa qualificar a formação ao aproximar o estudante da realidade do SUS, é realizado de sete a 10 dias, segundo proposta do Ministério da Saúde. Além dos alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), outros cursos têm condições de se integrar ao projeto. É o caso do Serviço Social, da Educação Física, Biologia, Psicologia, entre outros. Estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas estão aptos a participar.

Segundo o professor Wosny, a experiência é importante porque o estudante tem contato direto com a situação do SUS em outros lugares de Santa Catarina. Além disso, o aluno tem a oportunidade de interagir e vivenciar um novo espaço de aprendizagem oferecido gratuitamente pela Universidade. Antes das atividades começarem, ainda será realizado um seminário para capacitação de facilitadores do estágio em 2013.

Mais informações: wosny@ccs.ufsc.br
Murici Balbinot / Estagiário de Jornalismo na Agecom/UFSC