Mesa-redonda na Sepex discute legado do “Príncipe dos Observadores”

17/10/2011 17:18

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC também terá espaço para discutir o legado do naturalista Fritz Müller. Será realizada na sexta-feira, 21 de outubro, a partir de 17h, no auditório da Reitoria, a mesa-redonda Contribuições do Naturalista Fritz Müller para a Ciência.

Participam a professora do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética da UFSC Margherita Barracco, (falando sobre Fritz Müller o Príncipe dos Observadores); Luiz Roberto Fontes (Fritz Müller e seu livro Für Darwin); Alberto Lindner, professor do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC (Fritz Müller, pioneiro da biologia marinha) e a professora Katharina Schmidt-Loske, diretora do Biohistoricum, Zoologisches Forschungsmuseum Alexander Koenig, Bonn (The correspondence between Fritz Müller und Max Schultze – Information and material shipping to Germany). Estudantes da UFSC que participarem do encontro receberão certificados da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão.

Também durante a Sepex permanence aberta à visitação no hall da Reitoria da UFSC a exposição Fritz Müller: O Príncipe dos Observadores. Formada por 19 paineis, a  mostra resgata a memória de Fritz Müller e mostra ao público a obra do cientista, incluindo sua colaboração essencial no trabalho de Charles Darwin sobre a teoria da evolução das espécies.

Organizada pelo Instituto Martius-Staden, de São Paulo, a exposição passará por várias cidades do país e será apresentada em instituições de ensino e centros culturais.

Correspondente de Darwin
Johann Friedrich Theodor Müller, conhecido como Fritz Müller, nasceu na Alemanha, em 1822. Aos 30 anos , já graduado em Medicina e Filosofia, mudou-se com a sua família para Blumenau, em Santa Catarina.

Na Mata Atlântica do Sul do Brasil, Müller realizou estudos e pesquisas com crustáceos e borboletas na mata. Quando Charles Darwin publicou a sua famosa obra, em 1859, recebeu total apoio de Fritz Müller, do qual se tornou amigo e correspondente.

Müller passou a enviar seus trabalhos para o colega na Inglaterra, somando fatos e argumentos para a teoria de Darwin, que o denominou publicamente de “Príncipe dos Observadores”.

Serviço:

Mesa-Redonda: Contribuições do Naturalista Fritz Müller para a Ciência
Data: 21/10/2011
Local: Auditório da Reitoria
Horário: 17h às 19h30min

Moderador: Prof. Mário Steindel / Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP)

Palestrantes:

–       Margherita Barracco – Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética – UFSC – Fritz Muller o Principe dos Observadores
–       Luiz Roberto Fontes –  Fritz Müller e seu livro Für Darwin
–       Katharina Schmidt-Loske, diretora do Biohistoricum, Zoologisches Forschungsmuseum Alexander Koenig, Bonn – The correspondence between Fritz Müller und Max Schultze – Information and material shipping to Germany.
–       Alberto Lindner – Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC – Fritz Müller, pioneiro da biologia marinha.

Mais informações sobre a mesa-redonda: mario.steindel@ufsc.br / (48) 3721-5163

Acompanhe a programação de palestras da Sepex:

Palestra Magna de Abertura do 21° Seminário de Iniciação Científica
Tema:  Iniciação Científica e Tecnológica e a Formação de Profissionais Inovadores

Alvaro Prata, Reitor da UFSC, professor do Departamento de Engenharia Mecânica
19 de outubro / 18h30min / Auditório Garapuvu / Centro de Cultura e Eventos

Palestra de encerramento do Workshop Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Previsão de Risco
Tema: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Natruais (Cemaden)

Reinhardt Adolfo Fuck, diretor do Cemaden
20 de outubro / 18h30min / Auditório da Reitoria

Ano Internacional da Química: Pré-história ao século XXI
Faruk José Nome Aguilera, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados, com sede no Departamento de Química da UFSC