Cientistas mirins e pesquisadores da UFSC se integram na 10ª Sepex

16/10/2011 21:44

Estudantes e professores da rede estadual de ensino ficarão lado a lado com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante a 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Sepex será realizada entre os dias 19 e 22 de outubro, na Praça da Cidadania. Um dos eventos paralelos será a 6ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, que estimula a produção científica entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissionalizante de Santa Catarina.

A sexta edição da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia vai reunir em frente à Reitoria da UFSC 55 trabalhos de alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Os projetos serão expostos em um pavilhão conjunto com a Sepex. Cada trabalho envolve dois alunos e um professor orientador, além de representantes das Gerências Regionais de Educação (GEREDs) acompanhando a equipe. Cerca de 20 avaliadores participaram do processo de análise durante as Feiras Regionais de Ciências e Tecnologia, para escolha daqueles que serão demonstrados em Florianópolis.

A coordenadora das Feiras de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Educação, Sinara Luiza Troina Maraslis, diz que apesar de incidentes, como a greve dos professores da rede estadual e as enchentes do mês de setembro, a produção científica foi significativa.

Segundo Sinara, 842 alunos de 421 escolas estaduais enviaram projetos para participar das feiras regionais. “Estudantes e professores têm cada vez mais interesse em compartilhar conhecimentos e metodologia científica em momentos como esse, o que aumenta a qualidade dos trabalhos”.

A 6ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia é um evento promovido anualmente pela Secretaria Estadual de Educação, para colaborar com a qualificação do processo educativo e valorização científica da educação básica. A abertura acontece no dia 19 de outubro às 10h e a as apresentações vão até o dia 21. O horário de visitação é sempre das 9h às 12h e das 13h às 17h. Há diferentes premiações para os participantes e para os melhores colocados.

Mais informações  sobre a 6ª Feira Estadual de Ciências com Sinara Luiza Troina Maraslis (48) 9615-9019

Mais informações sobre a Sepex:
– Débora Peres Menezes / Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão / debora@reitoria.ufsc.br / 3721-9716
– Nelson Canzian da Silva / Diretor de Projetos de Extensão / canzian@reitoria.ufsc.br / 3721-8305

Programação: www.sepex.ufsc.br

Por Gabriele Duarte / Bolsista de Jornalismo na Agecom