Rotas temáticas – Desportos (09/11/2022)

09/11/2022 (quarta-feira)

 

Slackline na UFSC – Conhecendo e interagindo com espaços possíveis

DESCRIÇÃO: A proposta visa receber turmas de educação física escolar para a prática de Slackline nos espaços da UFSC. A proposta visa apresentar “rotas” nas quais os professores/as de educação física podem utilizar para a prática dessa modalidade de aventura, conhecendo e se apropriando de espaços públicos na interação Universidade – Escola. Durante a prática serão abordados os temas possíveis referentes as práticas corporais de aventura na escola atrelado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os temas transversais como a apropriação e pertencimento aos espaços públicos e as questões socioambientais.

Mediação durante a prática no Slackline. Jogos e brincadeiras de iniciação ao slackline. Jogos que abordem os temas transversais contemporâneos e que favoreçam a interação entre os saberes da Escola e da Universidade.

A proposta está atrelada ao Projeto de Extensão “Práticas Corporais” do CDS/UFSC. As Práticas Corporais de Aventura têm ganhado destaque na atualidade com especial destaque para a entrada de modalidades de aventura no programa olímpico. No âmbito educacional, as atividades ganharam reconhecimento e legitimidade com a publicação da Base Nacional Curricular Comum. Por meio dessas práticas uma variedade de aspectos podem ser trabalhados como por exemplo os temas socioambientais, as emoções, os valores, e os aspectos corporais e motores. Com isso, destacamos a relevância da proposta para a valorização dessas práticas como componente da Educação Física Escolar.

 

RESPONSÁVEL/CONTATO:

Ricardo de Almeida Pimenta. E-mail: ricardo.pimenta@ufsc.br. Telefone: (21) 97452-6366;

Artur Valente do Carmo. E-mail: arturvcarmo@gmail.com. Telefone: (91) 98409-1272

 

LOCAL: A proposta será realizada junto ao Núcleo de Aventuras (NAV/CDS/UFSC).

Os espaços utilizados para a prática de slackline serão as árvores ao lado das quadras de tênis no Centro de Desportos (CDS/UFSC) e as árvores em frente a Reitoria.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de escolas públicas e/ou privadas, Comunidade em geral

VAGAS: 60 (divididos em três turmas de 20 pessoas, a cada 1h30min)