Sobre a SEPEX 2019 e seu cancelamento

16/10/2019 16:42

Durante os dias 17, 18 e 19 de outubro de 2019, a UFSC realizaria sua 18a. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex). Trata-se do maior evento de ensino, pesquisa e extensão promovido por uma instituição de ensino de Santa Catarina e está entre os maiores do Brasil, neste segmento.

A primeira Sepex foi realizada em 2000. De lá pra cá, muito se aprimorou e a última edição, em 2018, trouxe aos campi da UFSC, e aos estandes montados no centro de Florianópolis, mais de 30 mil visitantes.

Nesse ano, foram cerca de 1250 expositores, 176 minicursos, mais de vinte apresentações artístico-culturais, 32 escolas auxiliadas com o transporte, que trouxeram milhares de estudantes da rede pública municipal e estadual.

Além disso, a Sepex oferece palestras, apresentações, exposições e atividades cujo objetivo maior é divulgar e despertar para o conhecimento, sobretudo aquele produzido na UFSC, não só para a comunidade acadêmica, mas também para todos os segmentos da sociedade.

Por meio desses 17 anos realizando a Sepex, as pesquisas e atividades de ensino e extensão da UFSC chegaram à comunidade por meio de uma linguagem acessível e interativa, visando o estímulo à curiosidade e a motivação da população para que possa discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos.

Promover a Sepex tem sido um grande orgulho para a UFSC, e sua não-realização gera consequências preocupantes. Diante da redução orçamentária que atingiu as Universidades Federais e seguindo o plano emergencial estabelecido pela Secretaria de Planejamento e Orçamento da UFSC, não foi possível dispor de recursos para arcar com a estrutura de estandes, comunicação visual, logística de ônibus para as escolas visitantes, palestrantes, etc.

 

Nosso desejo é que, nos próximos anos, um evento como a Sepex não deixe de acontecer. Que iniciativas que levam a ciência a toda a sociedade continuem a ocorrer em todos os espaços e a despertar em crianças e adultos o interesse pelo conhecimento, tecnologia e inovação.