Coral da UFSC é destaque na programação cultural da 12ª Sepex

22/10/2013 18:24

O Coral da Universidade Federal de Santa Catarina comemora em 2013 seus 50 anos e será um dos destaques da programação cultural da 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que vai de 23 a 26 de outubro no campus Trindade. Sua apresentação será no sábado, 26, às 11h, na cerimônia de encerramento. Com duração de 45 minutos, terá em seu repertório MPB, músicas à capela e acompanhadas por instrumentistas do grupo.

Desde a criação em 1963, o Coral da UFSC vem participando ativamente de diversos projetos artístico-culturais e de eventos promovidos pela comunidade universitária, apresentando um variado repertório musical de compositores brasileiros e internacionais. É um projeto cultural permanente, aberto à comunidade, que faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC) – Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC.

Entre brasileiros e estrangeiros, já passaram pelo grupo mais de 2.500 cantores. O coral é formado por alunos, professores e técnico-administrativos da Universidade, bem como por pessoas da comunidade externa.

Desde seu surgimento, por 33 anos o coral teve como regente o maestro José Acácio Santana.  De 1997 a 2004 o Coral esteve sob a regência da professora Maria Severina Borges Mendes, e, a partir dessa data, passou a contar com a regência de Miriam Moritz, que vem realizando projetos em parceria com outros departamentos, como O Corpo na Música, a Música no Corpo, que foi realizado com o grupo de dança Fazendo Corpo Mole, com professoras do Centro de Desportos (CDS) da UFSC. Os objetivos deste projeto foram integrar o canto coral e a dança, desenvolver a percepção musical, desenvolver a expressão corporal, difundir o canto coral, trabalhar a coordenação motora e melhorar a expressão facial.

Nesses 50 anos de atividades, o coral já se apresentou em cidades de todas as regiões do estado de Santa Catarina e em encontros e festivais no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Um documentário sobre os 50 anos do Coral está sendo produzido pelo diretor de cinema Zeca Pires.

Vitória Greve/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC

vitoriagreve08@gmail.com