Centro de Convivência será reaberto para receber a Sepex 2012

13/11/2012 17:43

A UFSC está finalizando os últimos detalhes nas obras no Centro de Convivência para a inauguração da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro.

O local passou por uma ampla reforma e ressurge como um ambiente de lazer e integração 33 anos depois da sua inauguração. A obra envolveu reparos nas instalações elétricas e na estrutura em geral. As paredes internas foram pintadas e os vidros quebrados foram substituídos em um processo de revitalização que será terminado apenas no dia anterior ao início do evento. Além disso, as divisórias e os entulhos foram retirados e as pichações foram cobertas.

Nos cerca de 2.000 m² do Centro de Convivência serão concentradas as principais tendas do evento, diferente dos anos anteriores, em que a sede era a Praça da Cidadania. O área do prédio é menor que a estrutura montada nos anos anteriores, mas isso não representará perda de espaço físico. Haverá tendas no entorno do Centro de Convivência e algumas atividades serão realizadas no Centro de Cultura e Eventos.

O Centro de Convivência abriga atualmente apenas o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e uma agência dos Correios. Todos os outros estabelecimentos foram desativados durante a reforma da cobertura em 2010 e não retornaram. A reforma do telhado iniciou em abril de 2010, foi encerrada em fevereiro do ano passado e custou R$ 374.644,33. Segundo a pró-reitora adjunta de Planejamento e Orçamento, Izabela Raquel, após a Sepex será discutida com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica e setores administrativos da UFSC a utilização dos espaços do Convivência.

A 11ª Sepex  – Com o tema Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza será realizada de 21 a 24 de novembro, no campus Trindade, Florianópolis, a 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina,  o maior evento de divulgação científica do Estado.  A UFSC apresenta à comunidade sua produção científica mais recente e o que vem realizando nos campos do ensino e da extensão.

São 165 estandes interativos nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos, economia verde, meio ambiente, institucional, saúde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, trabalho, tecnologia e educação.  Abertos à participação da comunidade, são oferecidos cerca de 200 minicursos sobre temas que vão dos games à arqueologia. Palestras e oficinas também integram a programação que inclui diversos eventos culturais. São apresentações de música, de dança, teatro, feira de artesanato e exposições. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Mais informações: http://sepex.ufsc.br/