Palestra debate desafios da Terceira Idade

14/10/2011 20:27

“Desafios da longevidade” será tema de palestra com o geriatra Wilson Jacob Filho no dia 21 de outubro, às 14h30min, no auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Problemas enfrentados pelos idosos, direitos e deveres e contribuições da terceira idade para a sociedade serão abordados. O evento faz parte da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) e está sendo organizado pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI).

Wilson Jacob Filho é uma referência na área de geriatria (especialidade médica que trata pessoas idosas) e gerontologia (campo mais amplo, que inclui a vida social, emocional e médica do idoso). Professor de Medicina na Universidade de São Paulo (USP), escreveu o livro Geriatria e Gerontologia: o que todos devem saber, em parceria com o professor Milton Luiz Gorzoni.

A coordenadora do NETI, Jordelina Schier, ressalta que o Brasil está em processo de envelhecimento populacional. “Hoje são 21,7 milhões de idosos no país, o que gera consequências em todas as áreas”, alerta a enfermeira. Segundo ela, um dos principais desafios enfrentado pelos idosos é o acesso à saúde. “Necessitamos profissionais preparados para atender. O atendimento de pessoas idosas exige uma série de especificidades que não podem ser ignoradas”, complementa a enfermeira.

O NETI oferece uma série de atividades e cursos para a terceira idade. O objetivo é incentivar a participação dos idosos na sociedade. “Nós não negamos as perdas, mas focamos em maximizar o potencial de cada um deles”, salienta. O Núcleo também tem uma programação especial voltada ao idoso na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (veja abaixo).

Para mais informações acesse www.neti.ufsc.br ou entre em contato pelo telefone 48 3721-9445

Por Nayara Batschke / Bolsista em Jornalismo na Agecom

Programação do NETI durante a Sepex:

19/10, quarta-feira / Integrando Gerações
– 9h30min: Atividades de contação de história e canto: com alunos da APAE contando com a participação do Curso e Grupos de Contadores de Histórias, Grupo de Canto Vozes da Ilha/CENETI, e Cinedebate em Gerontologia
– 10h30min: Roda de Conversa sobre Filmes: com alunos e ex-alunos do Cinedebate em Gerontologia
– 11h30min até 14h: Ressignificando a Arte do Envelhecer com: Contação de Histórias / Grupo de Canto Vozes da Ilha / Ceneti apresentando cantos de roda e serestas; brincadeiras;,expressão corporal e artesanato
– 14h: Atividades de Contação de Histórias e Canto: com alunos da APAE contando com a participação do curso e grupos de Contadores de Histórias, Grupo de Canto Vozes da Ilha/CENETI, e Os Avós na Universidade
– 15h: Apresentação Quem é o Ceneti, abordando cidadania, eventos, canto e dança
– 15h30min: Roda de Conversa sobre Intergeracionalidade: com alunos dos cursos Os Avós na Universidade e Contadores de História.
– 16h: Ressignificando a Arte no Envelhecer, com apresentação teatro com esquetes e teatro de bonecos.- 17h: Contação de Histórias; Expressão Corporal com exercícios
– 18h: Apresentação do projeto Ressignificando a Arte no Envelhecer e varal literário, confecção da boneca Abaomy, Pão – por- Deus, recreação, pequenas histórias e artesanato.

20/10, quinta-feira
Educação para a Longevidade

– 9h: Abertura / Conversa da Manhã – Tirando Teima – Dicas para o seu bem-estar  (orientações profissionais – nutrição-moda…)
– 9h30min: Fala das Nações participações – Alemão/Italiano/Francês/Espanhol/Esperanto/Inglês