Palestra debate desafios da Terceira Idade

23/09/2011 14:51

“Desafios da longevidade” será tema de palestra com o geriatra Wilson Jacob Filho no dia 21 de outubro, às 14h30min, no auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Temas como os problemas enfrentados pelos idosos, direitos e deveres e contribuições da terceira idade para a sociedade serão abordados. O evento faz parte da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), encontro integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e está sendo organizado pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade, (NETI).

Wilson Jacob Filho é uma referência na área de geriatria (especialidade médica que trata pessoas idosas) e gerontologia (campo mais amplo, que inclui a vida social, emocional e médica do idoso). Professor de Medicina na Universidade de São Paulo (USP), escreveu o livro Geriatria e Gerontologia: o que todos devem saber, em parceria com o professor Milton Luiz Gorzoni.

A enfermeira e coordenadora do NETI, Jordelina Schier, lembra que o Brasil está em processo de envelhecimento populacional. “Hoje são 21,7 milhões de idosos no país, o que gera consequências em todas as áreas”, destaca a enfermeira. Segundo ela, um dos principais desafios enfrentado pelos idosos é o acesso à saúde. “Necessitamos profissionais preparados para atender. O atendimento de pessoas idosas exige uma série de especificidades que não podem ser ignoradas”, complementa .

O NETI oferece uma série de atividades e cursos para a terceira idade. O objetivo é incentivar a participação dos idosos na sociedade. “Não negamos as perdas, mas focamos em maximizar o potencial de cada um deles”, salienta.

Para mais informações acesse www.neti.ufsc.br ou entre em contato pelo telefone 48 3721-9445

Por Nayara Batschke / Bolsista em Jornalismo na Agecom

Acompanhe a programação de palestras na Sepex:

20 de outubro / 18h30min / Auditório da Reitoria
– Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos / Convidado: Carlos Nobre, Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia.

21 de outubro / 9h / Auditório da Reitoria
– Ano Internacional da Química / Faruk José Nome Aguilera, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados, com sede no Departamento de Química da UFSC.

21 de outubro / 14h30min / Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos
– Desafios da Longevidade / Wilson Jacob Filho, coordenador do Serviço de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP.

21 de outubro / 17h / Auditório da Reitoria
–  Contribuições do Naturalista Fritz Müller para a Ciência / Luiz Fontes, Margherita Barracco e Cezar Zillig

Eventos paralelos:
– 21° Seminário de Iniciação Científica (19, 20 e 21 de outubro, manhã e tarde, Centro de Cultura e Eventos)
– Café Científico (19 de outubro, 14h, Centro de Cultura e Eventos)
– Entrega do Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 2011 (19 de outubro, 19h, Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos)
– Workshop Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Previsão de Risco (20 de outubro, 9 às 18h, Auditório da Reitoria)
– 6ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia

Mais informações: sepex@reitoria.ufsc.br