Sepex 2013: projeto estimula crianças a aprender computação na escola

18/10/2013 17:50

A estudante Juliane Vargas Nunes e a professora Christiane Gresse von Wangenheim ao lado do SCRATCHIE, mascote que estará no nosso estande na SEPEX/UFSC

Um estande que vai trazer experiências para despertar na criança a curiosidade de não apenas mexer no computador, mas sobretudo de criar seus próprios softwares, livros interativos e jogos. Esta é a proposta do projeto Iniciativa Computação na Escola, que estará presente na 12ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex 2013), no estande 22, área de Tecnologia.

O projeto é coordenado pela professora Christiane Gresse von Wangenheim, do Departamento de Informática e Estatística (INE) da UFSC. “No estande vamos sensibilizar os visitantes e motivá-los a conhecer e aprender computação, programando jogos e robôs de forma divertida”, explica a professora.

Seu grupo utiliza o ambiente de programação Scratch, criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que de forma lúdica permite aprender sobre o pensamento computacional. Com o Scratch, o visitante poderá programar jogos e ações de um robô ao vivo, em uma mesa touchscreen. O projeto busca também estimular a colaboração, a criatividade, a autonomia e a reflexão sobre o impactos éticos da computação na sociedade. Conheça mais sobre o projeto no link:  http://www.computacaonaescola.ufsc.br

Sobre a Sepex – A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC é o maior evento de divulgação científica de Santa Catarina. Sua programação é formada por uma mostra sobre ciência, ensino e projetos de extensão em mais de 120 estandes, além de oferecer cerca de 180 minicursos e contar com apresentações culturais ao longo de todo o evento. Esta edição será realizada em uma estrutura formada pelo Centro de Convivência e uma lona em seu entorno, no campus Trindade da Universidade. O tema acompanha o da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Ciência, saúde e esporte”.

Serviço

O quê: 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina

Quando: 23 a 26 de outubro

Onde: Centro de Convivência, campus Trindade da UFSC

Horário: 9h às 19h de quarta a sexta-feira, e das 9h às 13h, no sábado.

Mais informações: http://sepex.ufsc.br/

Acesse a Programação 12ª SEPEX.

Agendamento para escolas: adriana.regina@ufsc.br

Laura Tuyama / Jornalista da Agecom /UFSC