Histórico

1ª SEPEX – 2000

Em novembro de 2000, no âmbito das comemorações dos 40 anos da Universidade Federal de Santa Catarina, foi promovida a 1ª SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, visando a demonstração de seu potencial e de suas realizações e a reflexão sobre o seu significado social.

Pela primeira vez, a UFSC reuniu em um único evento, trabalhos em seus três campos de atuação, congregando eventos já consagrados, como a 8ª Semana da Pesquisa, o 2° Salão de Cultura e Extensão, o 11° Programa de Formação Pedagógica dos Docentes e o 2° Seminário de Monitoria. A 1ª SEPEX teve uma grande repercussão, com a apresentação de 671 trabalhos na forma de painéis, 91 na forma de estandes; o oferecimento de 63 mini-cursos para a comunidade interna e externa, atividades culturais contínuas e eventos paralelos de discussão.

2ª SEPEX – 2002

Num processo de crescimento e de ampliação da proposta da 1ª SEPEX tivemos a realização da segunda, que ocorreu em junho de 2002. Neste segundo evento foram apresentados 1.200 trabalhos, incluindo posters e estandes; oferecidos 120 minicursos com mais de 3.000 participantes (comunidade interna e externa à UFSC), além de atividades culturais contínuas e eventos paralelos com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional.
Contamos com a visita de alunos de mais de 100 escolas públicas e privadas de Ensino Médio, Fundamental e Superior do Estado de Santa Catarina. A comunidade interna e externa, atendeu ao convite e esteve presente em inúmeras atividades realizadas durante o evento, bem como na visita aos estandes e painéis, superando o número de 30 mil visitantes.

Considerando o sucesso alcançado nas duas mostras, realizamos a 3ª SEPEX, mantendo a temática “Integração se escreve assim – ensino, pesquisa e extensão.”

3ª SEPEX – 2003

Ainda com o objetivo de estimular as reflexões sobre o papel da Universidade na interação com a comunidade, realizamos a 3ª SEPEX com o tema: Integração Se Escreve Assim – com mais de 1300 trabalhos apresentados (ou expostos), 147 minicursos nas mais diversas áreas e um público visitante estimando em 35.000 pessoas. Vale destacar que nesta SEPEX tivemos um diferencial importante que foi o grande número de escolas, de ensinos fundamental e médio, que nos visitaram. Durante os quatro dias da mostra, divulgar atividades de ensino, pesquisa e extensão, discutir assuntos pertinentes a essas atividades, sem esquecer dos eventos culturais, foram a tônica de professores, estudantes e técnico-administrativos que não mediram esforços para tornar ainda melhor este que é um dos grandes eventos que a nossa Universidade realiza.

.

4ª SEPEX – 2004

A integração de toda a mostra da produção da UFSC na 4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC – SEPEX teve um público recorde entre os dias 22 a 25 de setembro, somando neste ano de 2004 mais de 40.000 visitantes, com participação de 80 escolas do interior do Estado e Grande Florianópolis.
Nos dois primeiros dias 22 e 23 de setembro, o público foi basicamente formado pela comunidade universitária, que trocava informações sobre os diversos trabalhos apresentados. Na sexta-feira, 24, a visitação das escolas foi grande, lotando o pavilhão com estudantes e alguns dos estacionamentos da UFSC com ônibus fretados para a visita. O sábado, 25, foi marcado pela participação das famílias, que visitaram a mostra com a presença de crianças e idosos, mostrando a variedade do público da SEPEX.
Localizado no centro do Campus da UFSC, em Florianópolis, o pavilhão principal este ano foi ampliado, somando 3.292 m² de área coberta para mostra de estandes e paineis, que neste ano somaram 1.222 banners expositivos.
Nos 120 estandes, viu-se a mostra das atividades que são desenvolvidas todos os dias na Universidade Federal de Santa Catarina. Professores, alunos e técnicos administrativos apresentaram no evento trabalhos desenvolvidos nas áreas de comunicação, cultura, direitos-humanos, educação, meio-ambiente, saúde, tecnologia e trabalho.
A Comissão Organizadora considera a 4ª SEPEX um sucesso, principalmente pelo desafio de organizar a mostra juntamente com diversos eventos paralelos, congregando inúmeras atividades de áreas diferentes.
A quarta edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão prova que a SEPEX se tornou um evento institucional da UFSC e firmou-se no calendário da comunidade universitária, dos colégios estaduais e de outras instituições de ensino superior brasileiras.

5ª SEPEX – 2005

A 5ª SEPEX ocorreu de 14 a 17 de setembro de 2005. A quinta edição do evento reafirmou a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão para a UFSC. Oficialmente incorporada ao calendário da universidade é a maior mostra científica de Santa Catarina.
Com entrada franca e aberta à comunidade, recebou um número crescente de visitantes e de escolas vindas de todo o estado, a cada edição. Os números da 5ª SEPEX impressionam: cerca de 45 mil visitantes, sendo 100 escolas. Foram apresentados 1.870 trabalhos em forma de posters, 3.500 pessoas se inscreveram para 171 minicursos, 125 estandes foram expostos em 3.500m².
O site da SEPEX: www.sepex.ufsc.br foi reformulado, visando maior interatividade, facilitando as informações aos visitantes, e proporcionará acesso à lista total dos trabalhos expostos. Além disso, pela primeira vez o sistema de inscrições foi associado ao servidor do Núcleo de Processamento de Dados, dando mais facilidade técnica e segurança ao sistema.
Integrado à mostra, ocorreu em paralelo nos dias 15 e 16, o XV Seminário de Iniciação Científica. A exposição de mais de 500 painéis, no Centro de Cultura e Eventos, mostra um celeiro de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.
As editoras universitárias de todo o Brasil participaram da 2ª Feira do Livro Universitário, sob a grande lona da SEPEX, atraindo grande público para os livros apresentados.
Dias antes da SEPEX, ocorreu também o XXIII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), de 11 a 14 de setembro. Como o último dia do SEURS coincide com o primeiro da SEPEX, nossos colegas vizinhos do Paraná e Rio Grande do Sul tiveram a oportunidade de visitar a mostra.
Os melhores e mais interativos estandes da SEPEX foram selecionados para integrarem a mostra que a UFSC realizou no centro de Florianópolis em outubro, integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. É a UFSC Divulgando e Popularizando a Ciência.

6ª SEPEX – 2007

Vários trabalhos de diversos setores da UFSC foram apresentados à comunidade no campus da UFSC de 16 a 19 de maio.
Nesse período, a Universidade Federal de Santa Catarina, instituição que ocupa o terceiro lugar entre as instituições de ensino e pesquisa mais produtivas do País (quinto lugar na América Latina), promove a 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Realizada desde 2000, a Sepex é um dos maiores eventos de Santa Catarina no campo da divulgação da ciência e da tecnologia, sendo também uma vitrine de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Durante a Semana, a população pode visitar mais de cem estandes interativos com projetos da universidade, além de conhecer projetos em mais de mil painéis explicativos. Foram realizados 188 minicursos gratuitos e abertos à comunidade, com um total de 6.126 inscritos.
A Sepex tem potencial para atender a gostos e públicos diferenciados. Além de demonstrar trabalhos de ponta no campo da pesquisa, o evento é opção de lazer para pais e filhos.
Novamente, assim como em anos anteriores, acontecou paralelamente à Sepex a Feira Nacional do Livro Universitário. A mostra contou com sete editoras universitárias (EdUFSC, Unesp, UFMG, UEL, UFPR, UEPG e EDUSC) e três particulares (Cosac naify, ADM Distribuidora e Vozes).
Já a programação cultural da SEPEX incluiu apresentações de grupos de danças folclóricas e de boi-de-mamão, dança afro-brasileira e hip hop, sarau de poesia, teatro e música, mostra de filmes universitários, shows de bandas locais e apresentações de corais. Além disso, durante toda a SEPEX estarão funcionou no campus feira de artesanato, o engenho de farinha do “Seu Zico” e uma feira colonial com produtos dos colégios agrícolas da UFSC (Camboriú e Araquari).
Em mais uma edição da SEPEX, a UFSC comprovou sua dedicação em apresentar ao público a produção de seus inúmeros setores, responsáveis pela formação acadêmica, a pesquisa e a extensão.

7ª SEPEX – 2008

A 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC foi oficialmente na quarta (22/10/2008), às 9h, no palco da estrutura montada na Praça da Cidadania. Entre os mais de 100 estandes e mil painéis, e com a presença da grande maioria dos pró-reitores, além de estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, professores e crianças das mais variadas idades, a solenidade foi aberta pelo reitor Alvaro Toubes Prata.
Participaram o presidente da Fapesc e ex-reitor da UFSC, Diomário de Queiroz, que representou o governador Luiz Henrique da Silveira; o secretário municipal da Educação e ex-reitor da Universidade, Rodolfo Pinto da Luz, representando o prefeito de Florianópolis, o reitor da Udesc, Sebastião Iberes Mello, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Débora Peres Menezes e a diretora do Departamento de Projetos de Extensão, Mônica Aparecida Aguiar dos Santos.
Mônica enfatizou que o evento deve ir além do “necessário encontro entre criador e criatura”, pois se pretende “cultural, vivo e dinâmico, como uma praça onde se encontram e dialogam todos que passam”.
Clipping reportagens 7ª SEPEX

O reitor da Udesc ressaltou a parceria que a universidade estadual tem mantido com a UFSC, a exemplo da Semana Ousada de Artes, ocorrida em setembro, e elogiou o formato da Sepex. “Na Udesc, eventos como este acabam se diluindo, em função dos vários campi. É interessante observar que aqui há a integração das mais diferentes áreas de pesquisa num só ambiente”.
Público diverso prestigiou a abertura
O secretário e ex-reitor Rodolfo Pinto da Luz iniciou sua fala cumprimentando os alunos do Colégio de Aplicação que se sentaram em frente ao palco. “É assim que se faz uma universidade. Não só com a graduação, a pesquisa e a extensão, mas também com todos os graus de educação”. Rodolfo acrescentou que a Sepex serve ainda para “mostrar que o que se investe na educação ainda é insuficiente. Só investindo em Ciência, Tecnologia e Extensão teremos uma nação mais soberana e um mundo mais integrado”.
“É muito bom voltar ao ambiente da UFSC, principalmente durante a Semana que, a cada edição, se expande, criando uma exposição tão bonita e organizada”, afirmou Diomário. O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc) mencionou a Lei Catarinense de Inovação Tecnológica, sancionada em janeiro, enfatizando que, “pela primeira vez no Estado, as propostas de recursos para C&T para o próximo ano serão respeitadas, independentemente dos que vierem a assumir cargos políticos”. A Lei de Inovação deve simplificar os processos burocráticos necessários para a aprovação direta dos recursos destinados aos pesquisadores. “Ciência, Tecnologia e inovação merecem o status de Política de Estado”, sublinhou.

O reitor Alvaro Prata lembrou que a Sepex se integra à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do governo federal, e reforçou o discurso do secretário da Educação quando mencionou a importância da divulgação da produção científica. “É necessário mostrar o que produzimos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a fim de legitimarmos o trabalho da Universidade. Que possamos, a partir da Sepex, apreciar a dimensão da UFSC”. Prata destacou a colaboração de toda a equipe da UFSC na viabilização de tão complexo e importante evento científico e cultural. (Por Cláudia Schaun Reis/ Jornalista na Agecom).

Como diferencial da sétima edição da SEPEX, o pavilhão teve as áreas de circulação ampliadas, proporcionando ambientes de circulação e atendimento para os estandes.

Abaixo, links para entrevistas e flashs sobre a 7ª SEPEX em emissoras de TV:

8ª SEPEX – 2009

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC ocorreu de 21 a 24 de outubro, integrada à Semana Nacional de C&T. Como já é tradicional, o grande “circo” da Sepex foi montado na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC.

Participaram do evento 200 estandes com apresentação das atividades da universidade, realização de dezenas de minicursos gratuitos e eventos paralelos, como o 19º Seminário de Iniciação Científica, a I Feira de Inventores-UFSC e uma programação de palestras.

O grande diferencial desta edição da SEPEX foi o incentivo dado para que os participantes se agrupassem em áreas de interesse em estandes, não havando apresentação isolada de posters (banners). A medida trouxe uma melhoria qualitativa para o evento que aglutinou vários trabalhos relacionados priorizando a relavância para o público, que pode ter acesso a um pavilhão de eventos mais espaçoso e agradável.

Também nesta edição um dos destaques foi a 1ª Feira do Inventor UFSC, que apresentou mais de 40 inventos de interesse científico e popular.

Vídeos relacionados:

9ª SEPEX – 2010

A 9a. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC ocorreu entre 20 e 23 de outubro de 2011, integrando a programação de eventos associados à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Simultaneamente à 9a. SEPEX foram realizados os seguintes eventos:

  • 20. Seminário de Iniciação Científica da UFSC, com a apresentação de cerca de 800 painéis nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Vida
  • 2a. Feira de Inventores da UFSC, com a presença de 26 inventores e suas criações
  • 5a. Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, em que foram apresentados mais de 70 estandes com projetos vencedores nas diversas gerências regionais de educação do estado
  • Mostra Ver Ciência, com a apresentação de uma grande programação de filmes de divulgação científica, hoje disponíveis na Biblioteca Central da UFSC para consulta pública

No grande pavilhão de exposições, distribuídos em mais de 5000 metros quadrados, foram montados 185 estandes abertos à visitação, além de um palco para atrações culturais. Nos estandes foram expostos 561 trabalhos que incluíam instalações interativas, experimentos, maquetes, vídeos etc., visando engajar o público visitante. Foram realizados 260 minicursos com mais de 5000 inscritos.

10ª SEPEX – 2011

Informações sobre:

Resumos e certificados

Estandes homologados

Minicursos homologados

Orientações gerais

6a. Feria de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina

——-

COMPARATIVO GERAL

1ª SEPEX
2000
2ª SEPEX
2002
3ª SEPEX
2003
4ª SEPEX
2004
5ª SEPEX
2005
Público Visitante 15.000 29.600 35.000 40.000 45.000
Trabalhos apresentados 735 1174 1340 1.738 1.995
Estandes 80 120 121 125 125
Posters apresentados 655 1054 1219 1.738 1.870
Minicursos oferecidos 58 103 147 118 171
Inscritos para os minicursos 1028 2327 2409 3.500 5.044
Escolas visitantes 25 83 114 80 100
Área do Evento no pavilhão principal (m2) 1200 2500 2950 3.292 3.500
Apresentações culturais 24 35 42 42 45
6ª SEPEX
2007
7ª SEPEX
2008
8ª SEPEX
2009
9ª SEPEX
2010
10ª SEPEX
2011
Público Visitante 47.000 48.500 50.000 40.000 40.000
Trabalhos apresentados 1.396 1.448 1.448 561 550
Estandes 125 131 200 185 170
Posters 1.293 1317 * * *
Minicursos oferecidos 188 202 278 280 260
Vagas oferecidas para os minicursos 6.126 5.962 6.750 5.003 1409
Escolas visitantes 100 107 107 77 51 (2936 alunos)
Área do Evento no pavilhão principal (m2) 3.700 5.000 4.800 5.000 5.000
Apresentações culturais 45 45 50 49 41
11ª SEPEX
2012
12ª SEPEX
2013
13ª SEPEX
2014
14ª SEPEX
2015
15ª SEPEX
2016
Trabalhos apresentados  575 432 386  341  338
Estandes  164 121 126 112  126
Minicursos oferecidos 205 169 189  161 193
Vagas oferecidas para os minicursos 4.279 2.130 3.871  4.448 5.795
Área do Evento no pavilhão principal (m2)  4.000 4.000 3.000 3.000  3.000
Apresentações culturais  32 23 19  20  20

* A partir de 2009 foi retirada do evento a forma de apresentação de posters (banners) isolados.