Palestra sobre o envelhecimento humano e as universidades brasileiras

30/10/2013 19:20

Uma das atividades da 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) foi a palestra com a professora doutora da Universidade de São Paulo, Meire Cachioni, sobre “Educação e Envelhecimento Humano e as Universidades Brasileiras”. O espaço, promovido pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), aconteceu às 15h, no auditório Garapuvu e contou também com a presença da coordenadora do NETI, Jordelina Schier e o Pró-Reitor de Extensão Edison da Rosa.

Meire Cachioni é especialista em gerontologia e geriatria (estudo do envelhecimento) e em sua explanação fez um histórico dos estudos sobre o envelhecimento no Brasil e falou sobre os desafios impostos a essa área do conhecimento no Ensino, Pesquisa e Extensão das universidades brasileiras. Antes do início da palestra, os idosos que participam do NETI fizeram uma passeata pelos estandes da SEPEX convidando, com apitos e cartazes, as pessoas que passavam pela UFSC.

O NETI, que completou 30 anos, é o projeto de extensão mais antigo da UFSC e traz a pauta do estatuto do idoso e da possibilidade de uma vida ativa na terceira idade. O Pró-Reitor Edison da Rosa ressaltou a importância do projeto em levantar esse debate dentro da universidade.

Texto: Michele de Mello – estudante de jornalismo / UFSC